A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Atenção Primária, abriu nessa terça-feira (11) a sétima Unidade Básica de Saúde (UBS) com atendimento noturno. A medida visa oferecer os mesmos serviços ofertados durante o dia para os moradores da comunidade do Bairro Cangalheiro.

“Nós voltamos todo o atendimento. Estamos fazendo atendimento a diabético, casos de hanseníase, tuberculose, atendimento à gestante, teste do pezinho, consultas, pré-natal, dentre outros. Nós atendemos pessoas com covid-19 e continuamos fazendo as visitas às residências de pessoas acometidas pela covid-19”, frisa Leila Bezerra, enfermeira.

“Estamos iniciando hoje o atendimento noturno na UBS do Cangalheiro, e nós vamos ofertar o atendimento às pessoas que tiverem dúvidas sobre o coronavírus, e continua dando atenção básica a algum paciente. Alguma gestante, paciente com diabetes, puericultura nas crianças”, destaca Dr. Vinícius Eulálio, médico da UBS Cangalheiro.

“A nossa estratégia é reduzir a demanda durante o dia no Cangalheiro. As pessoas estavam sentindo esta necessidade de serviços de saúde também à noite. Então, avaliando as agendas, a gente sentiu a necessidade de abrir o serviço. O município aderiu ao Programa Saúde na Hora e foi contemplado com 10 unidades básicas. A gente está fazendo uma análise para ver em quais bairros há a necessidade de atendimento em horário ampliado para que a gente consiga ampliar as 10 unidades”, frisa Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

A gestão municipal já havia ofertado os serviços a outras comunidades da cidade: Campo de Belém, Volta Redonda, Cohab, Antenor Viana, Residencial Vila Paraíso e Salobro. O serviço facilita o atendimento principalmente a pessoas que trabalham durante o dia e que agora também terão a oportunidade de serem atendidas das 8h até às 22h.

As unidades básicas com horário estendido também terão atendimento odontológico, caso haja necessidade para casos de urgência. Caso haja a necessidade de um atendimento mais complexo, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) dará suporte, é o que afirma o coordenador de Saúde Bucal, Tiago Moreira.

“Durante a pandemia nós também temos nos preocupado em oferecer o atendimento, embora durante a covid-19 o protocolo só nos permita atender urgência e emergência. Nós observamos a demanda nos bairros, e dependendo da demanda, nós estamos implementando. Os casos mais graves a pessoa já pode ir direto ao CEO, que funciona próximo ao Centro de Cultura, no Centro de Caxias”, afirma o coordenador.

Além dos atendimentos comuns de uma Unidade Básica de Saúde, as pessoas suspeitas de covid-19 também têm total apoio nas UBSs com o atendimento noturno, pois é na unidade que é feita a triagem para melhor acompanhamento da situação de saúde do paciente, onde ele já começa a tratar os primeiros sintomas.

“A UBS é a porta de entrada do atendimento, onde podem ser resolvidos pequenos problemas na área médica sem que a pessoa precise ser levada ao hospital. Caso a gente não consiga resolver aqui, aí é que encaminhamos para o hospital”, afirma Dr. Vinícius Eulálio.

A Coordenação da Atenção Primária afirma que o objetivo é abrir pelo Programa Saúde na Hora 10 Unidades Básicas de Saúde. A próxima comunidade a ser beneficiada será a da Vila Arias.

“A gente avalia o território, a quantidade de pessoas que são assistidas pela UBS e a demanda da população pelo serviço. A próxima UBS será a da Vila Arias, que tem uma população extensa e carente da ampliação do serviço de saúde”, reforça Camila Lopes.

Palavras chaves: