A live foi realizada na tarde dessa quarta-feira (12) com a presença da representante  da Coordenação Municipal de Juventude (Comuj), Taciana Cardoso; Leonardo Lima, secretário de Cultura, Esporte, Turismo, Patrimônio e Juventude de Caxias; e a representante do Movimento Crespos Cacheados, Valéria Morais, que debateram no Dia Internacional da Juventude as ações em prol da juventude no município de Caxias. Durante 30 minutos foram apresentadas ações desenvolvidas, em planejamento e ações que podem ser realizadas em benefício dos jovens do município.

Valéria Morais destacou a importância do Projeto Meninas Ocupam e como ele impactou sua vida. Já o secretário Leonardo Lima destacou ações voltadas para a juventude no São João Que A Gente Quer, Jogos Escolares e Natal Iluminado.

“O impacto desse projeto em minha vida foi muito grande, não só por eu ser jovem, mas por eu ser uma menina negra. Então, o impacto foi muito forte, abriu vários espaços, não somente para mim, mas para vários jovens. Meninas que tiveram comigo não apenas aqui na cidade, mas em vários lugares. Esse projeto veio para transformar e abrir os nossos olhos e vermos que podemos ocupar os espaços que quisermos”, frisa a representante Movimento Crespos Cacheados.

“A secretaria abrange diversos setores, mas temos diversas ações em prol da juventude, mas vamos destacar, além dos campeonatos, destacamos a importância dos Jogos Escolares de Caxias com mais de 2 mil estudantes e mais de 60 escolas envolvidas. O São João Que a Gente Quer, onde tivemos o Maranhão Junino e várias outras apresentações culturais, envolvendo uma gama muito grande de jovens. No Natal Iluminado destacamos as diversas atividades culturais que são realizadas com música, dança, teatro, que envolvem os jovens, dentre outras”, lembra Leonardo Lima.

A ação fez parte da Semana Estadual da Juventude, que acontece de 10 a 16 de agosto, mês em que se comemora o aniversário do Estatuto da Juventude (5 de agosto), o Dia do Estudante (11 de agosto) e o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto).

“A Coordenação da Juventude apostou nas lives para que a gente possa estar conversando com a juventude e chamar a atenção da juventude. A Coordenação da Juventude de Caxias tem muitos parceiros, a exemplo da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Saúde. São secretarias que colaboram para que as políticas voltadas para juventude se concretizem”, destaca Taciana Cardoso, da Comuj.

O Dia Internacional da Juventude é celebrado no dia 12 de agosto por uma resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidades (ONU) em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.