A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conta com mais uma estratégia para enfrentar a covid-19, o serviço de Telemonitoramento. Ele foi aberto ainda em outubro em parceria com o governo federal e visa o monitoramento de pacientes que foram identificados com covid-19, principalmente o mapeamento dos contatos que a pessoa teve antes de testar positivo, a fim de impedir a disseminação do vírus.

“Este programa vem como uma orientação do Ministério da Saúde. O objetivo principal desse rastreamento e monitoramento de contatos de pessoas que testaram positivo é justamente interromper a cadeia do vírus. Às vezes a pessoa que testou positivo teve contato com um colega de trabalho, com um familiar, um vizinho, dois dias antes de testar positivo e 10 dias depois, que é o período que transmite, então estas pessoas o Ministério viu a necessidade de rastrear para a gente ver se quebra esta cadeia de transmissão do vírus”, explica Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

O serviço funciona no Hospital de Campanha, o Centro Médico, alugado pela Prefeitura para o enfrentamento à covid-19. O serviço é diferente do Tele Corona, que consiste em uma consulta feita por videochamada.

“Nós montamos a equipe, e o contato vai ser da seguinte forma: os nossos profissionais entram em contato com a pessoa que testou positivo e vão querer saber quais foram os contatos dela, familiares ou de trabalho. A pessoa vai fornecer o nome, Cartão SUS e nós vamos garantir o sigilo de todos os pacientes. As UBSs estão envolvidas, porque se a pessoa tiver sintomática, tiver com sintomas, a gente passa esses dados para a UBS que ela pertence e a unidade vai prestar esse apoio”, lembra Verônica Aragão.

“É uma medida de rastrear o contato do positivo, de forma a reduzir a transmissão da doença. Nós acreditamos que quando chegamos no paciente positivo de forma rápida, a gente consegue conter a transmissão do vírus, que é o objetivo nesse momento”, lembra Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

Os profissionais pedem a colaboração da população, pois, em caso de recebimento de alguma ligação da equipe, o trabalho é para o melhor direcionamento dos atendimentos da saúde de Caxias, visando a prevenção da doença e proteção de vidas.

“No início a gente teve mais resistência ao entrarmos em contato com as famílias para fazermos o monitoramento. Mas agora a gente está tendo uma melhor aceitação. Esse trabalho é feito pela Secretaria de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. Nós nos identificamos, falamos que somos da Secretaria de Saúde, que somos do serviço de Telemonitoramento. E pedimos para que elas nos forneçam informações para que possamos estar acompanhando as famílias e concluindo as fichas”, destaca Vanessa Kelly, fisioterapeuta.

A ideia é impedir que o vírus se espalhe, principalmente a partir das pessoas assintomáticas, ou seja, pessoas que estão com o vírus, têm potencial para transmissão, mas não sabem que estão infectadas. A partir do mapeamento dos contatos de quem está infectado, será possível um controle ainda maior do novo coronavírus.

“Os casos estão estáveis, mas continuam surgindo. O que a gente quer é quebrar a cadeia para evitar a transmissão. Continuamos reforçando a necessidade de lavar as mãos, usar máscara e álcool em gel”, frisa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

“O Telemonitoramento tem por objetivo também encontrar os pacientes assintomáticos. A equipe liga para o paciente que testou positivo, identifica os contatos intradomiciliares, localiza estas pessoas e convida para fazer os testes. Se for um paciente sintomático, ele tem diversas formas de entrar na rede de saúde, seja pelo Tele Corona ou pelas UBSs, se for um paciente assintomático ele vai ser encaminhado após 14 dias para fazer o teste, a solicitação do teste para saber se vai dar positivo ou não”, explica Leandro Moura Fé, médico.

“É importante que a população reconheça que as medidas de proteção individual ainda são a melhor maneira de se combater esse vírus e, também, que a população tenha adesão ao serviço de monitoramento. É importante que as pessoas atendam as ligações e passem as informações corretas. A única forma de impedir a transmissão do vírus é isolar a pessoa que testou positivo até finalizar o tratamento, além de incentivar a população a usar máscara e álcool em gel”, frisa Camila Lopes.

O fluxo de atendimento aos pacientes com suspeita de covid-19 continua sendo o mesmo. “Hoje não só o positivo é importante para o rastreio, mas todo o contato do paciente precisa ser acompanhado. O suspeito precisa ser acompanhado pela Unidade Básica de Saúde. Após a notificação desse paciente, a equipe monitora e no período adequado para a realização do exame o paciente é acionado e vem até o centro de testagem. A gente precisa continuar o protocolo respeitando o período da janela imunológica”, lembra a coordenadora da Atenção Primária.