A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, criou o Tele Corona durante a pandemia.

Tele Corona

O Tele Corona consiste em um serviço de consultas por meio de videochamadas no qual os pacientes com suspeita de covid-19 são assistidos por profissionais, que prestam as orientações e encaminham o paciente para o acompanhamento adequado, que vai desde a triagem e testagem ao recebimento da medicação.

O serviço atualmente está próximo de alcançar os 5 mil atendimentos desde que foi criado em 23 de abril. O Tele Corona funciona no Hospital de Campanha alugado pela Prefeitura, no Centro da cidade.

“O Tele Corona oferece consulta por videochamada pelo WhatsApp. Após avaliação médica, se necessário, é realizada a receita com a medicação e logo em seguida é marcado o teste. Tudo isso é feito pelo WhatsApp sem o paciente precisar sair de casa. Nós já passamos de 4 mil atendimentos, desde que iniciou o serviço”, destaca Rayla Cavalcanti, coordenadora do Tele Corona.

Telemonitoramento

Já o Telemonitoramento, serviço em funcionamento também no Hospital de Campanha, é uma estratégia executada em parceria com o governo federal e consiste no acompanhamento dos contatos da pessoa que testou positivo. O objetivo é alcançar as pessoas que possam estar com o vírus e nem saibam, sendo que algumas delas podem estar assintomáticas e, por conseguinte, transmitindo a doença.

“Nós montamos a equipe, e o contato vai ser da seguinte forma: os nossos profissionais entram em contato com a pessoa que testou positivo e vão querer saber quais foram os contatos dela, familiares ou de trabalho. A pessoa vai fornecer o nome, Cartão SUS e nós vamos garantir o sigilo de todos os pacientes. As UBSs estão envolvidas, porque se a pessoa tiver sintomática, tiver com sintomas, a gente passa esses dados para a UBS que ela pertence e a unidade vai prestar esse apoio”, lembra Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

“É uma medida de rastrear o contato do positivo, de forma a reduzir a transmissão da doença. Nós acreditamos que quando chegamos no paciente positivo de forma rápida, a gente consegue conter a transmissão do vírus, que é o objetivo nesse momento”, lembra Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

Rayla Cavalcanti lembra que todos devem continuar tomando as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. “Devemos continuar usando máscaras, lavando bem as mãos com água e sabão, utilizando álcool em gel 70%, praticando o distanciamento social, porque a pandemia não acabou”.