A Prefeitura de Caxias, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de itens que compõem o kit de prevenção e enfrentamento à covid-19 nas unidades de ensino para as escolas da rede pública municipal, estadual e federal, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde no município. Ao todo, serão distribuídos mais de 300 kits.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Essa ação exemplifica o verdadeiro sentido do programa, no qual Caxias, por meio da Secretaria de Educação, vem conseguindo otimizar os recursos advindos do governo federal, atuando de forma clara e eficaz na manutenção e distribuição de recursos.

Na ocasião, estiveram presentes para a entregas dos kits de prevenção à covid-19 a secretária da Semect, Ana Célia Damasceno; o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto de Sousa, e as coordenadoras do PSE Educação e Saúde do município de Caxias, além de gestoras da educação infantil para recebimento dos kits. O momento foi importante pela sua relevância por se tratar de uma pandemia que precisa ser combatida, como falou a gestora Wilma Gultelayne.

“Esse é um momento não só importante, e sim fundamental. Nós temos discutido bastante sobre a forma de como nós encerramos o ano letivo, que foi de muito trabalho e diferenciado, porque ninguém planejou essa vivência epidemiológica, mas já estamos planejando o retorno, pensando não somente no planejamento pedagógico, mas sim na segurança de todos que compõem a comunidade escolar, e a secretaria sempre é presente nesse momento de apoio e esse kit vem contribuir de forma importante para isso”, frisou a gestora.

Para a coordenadora do PSE Educação, Joselma Lopes, o momento é de extrema importância e cautela, pois cada forma preventiva é importante para conter a pandemia. Joselma falou ainda sobre como o município conseguiu o recurso e da distribuição dos kits.

“O recurso é uma parceria entre o governo federal e o governo municipal, que precisa deixar ajustados todos os componentes que envolvem o programa para que consiga receber os recursos, e Caxias, através da Secretaria de Educação, tem conseguido isso com muita eficácia, mérito de uma gestão educacional preocupada e desenvolvida pela secretária Ana Célia,  adequando o sistema de educação nessa parceria que envolve essas duas secretarias importantes, Saúde e Educação”, ressalta a coordenadora.

O gestor da pasta da saúde destacou a relevância do trabalho em conjunto entre as secretarias. “Essa parceria é importante, pois quando chegar o momento propício de voltar às aulas na sua forma física e presente, para que haja toda forma de prevenção evitando o contágio nas escolas, e essa parceria vai além dos recursos, afinal é um conjugado de esforços para conter esse grande mal que assola o mundo”, destacou Carlos Alberto.

A secretária de Educação pontuou sobre os recursos que chegaram para o enfrentamento à pandemia, destacando que quanto mais houver a prevenção, melhor. Ela destacou também o empenho das direções escolares e dos profissionais da educação, que nunca pararam de trabalhar, mesmo durante a pandemia.

“Primeiro quero frisar que hoje temos recursos infinitamente mais robustos, por tratarmos a coisa pública de forma clara e com respeito e eficácia, o que nos fez receber do governo federal muito mais recursos do que quando iniciamos. E também dizer que a educação municipal nunca parou por conta da pandemia e, sim, se adequou nesse momento, no qual os professores estão trabalhando com afinco e determinação para promover o ensino e desenvolvimento dos alunos, mesmo nesse momento crítico, mas sempre com todas as maneiras preventivas, sugeridas pela Organização Mundial de Saúde. Por isso é importante a distribuição desses kits como forma preventiva de combate à covid-19”, explicou Ana Célia Damasceno.