Como parte da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher receberam a visita de uma representante da Secretaria Estadual da Mulher e do Conselho Estadual da Mulher para uma capacitação na tarde desse sábado (06). O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias. Com o tema “Políticas Públicas para as Mulheres e Controle Social”, o Conselho Estadual da Mulher trouxe informações visando fortalecer ainda mais a rede de proteção às mulheres, visando a garantia de direitos como forma de fortalecimento de controle social.

Já a Secretaria Estadual da Mulher tratou sobre o Aluguel Maria da Penha, um novo projeto do Governo do Maranhão que visa amparar mulheres que sofreram algum tipo de violência. “O Aluguel Social já está pronto para ser lançado, e nós estamos capacitando os municípios e assistentes, que são as pessoas que estão na ponta, para que quando seja publicado o instrumental a mulher já entenda, pois já temos previsão orçamentária para isso”, explica Tamires Ribeiro, representante da Secretaria Estadual da Mulher.

“O Conselho Estadual da Mulher está com o calendário visitando os municípios. Neste primeiro momento estamos visitando seis municípios e Caxias foi um destes. Nós estamos capacitando o Conselho Municipal da Mulher e ao mesmo tempo a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Como aqui em Caxias a rede de políticas para as mulheres é atuante, nós estamos nesta tarde dando esta capacitação para fortalecer esta rede”, frisa Vera Jordão, conselheira estadual da Mulher.

Na plenária, estiveram presentes os representantes da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), dentre outros representantes e interessados na temática que também integram a rede de atendimento à mulher.

“A capacitação traz informações para que a gente possa trabalhar e acompanhar as políticas públicas. E hoje o Conselho Estadual e a Secretaria da Mulher estão em Caxias para que a gente possa multiplicar estas informações, porque sabemos o quanto é importante o controle social para a efetivação das políticas públicas”, afirma Jesus Andrade, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“É um momento muito importante porque estamos recebendo o Conselho Estadual da Mulher, recebendo uma capacitação. Nós estamos aqui para unidos sabermos os direitos e implementar estas políticas no município”, destaca Elisa Torres, secretária adjunta de Políticas para as Mulheres.

“Essa capacitação é muito importante porque ela abrange tanto o Conselho da Mulher quanto o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em situação de violência e as conselheiras. Aqui no município nós trabalhamos em conjunto. Hoje é a apresentação do Aluguel Social, onde a mulher em situação de violência vai receber um aluguel social de R$ 600,00 durante um ano, e a gente está vendo como podemos acessar”, afirma Alyne Danielle, coordenadora do Cram.