A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), através da Gestão de Memória de Cultura, segue com a 3ª edição da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais e com a XVIII edição da Feira Municipal de Literatura. Este ano a feira traz como tema “Garantir os Direitos da Criança e do Adolescente”. Diferente de outros anos, o evento está acontecendo on-line.

Programação:

SOBRE O EVENTO

A Flict é uma iniciativa da Prefeitura, organizada pela Semect e coordenada pela Gestão de Memória e Cultura, que é um setor cuja finalidade é promover a interação da educação formal com expressões artísticas, construindo, concomitantemente, a memória dos eventos trabalhados. A secretária de Educação, Ana Célia Damasceno, convidou, em 2017, a professora Francigelda Ribeiro para coordenar a Gestão de Memória e Cultura. De um trabalho conjunto, nasceu, em 2018, a Flict, configurando-se com um momento de elaboração, recepção e divulgação de diversos trabalhos.

No dia 08 de maio de 2017, às 17h, aconteceu no auditório do Centro de Treinamento João Paulo II a abertura da XV Feira de Literatura Municipal, com a presença do renomadíssimo escritor homenageado Assis Brasil. Até o ano anterior, a feira era de caráter infantil e envolvia apenas as séries iniciais do ensino fundamental. De Feira Municipal de Literatura Infantil, o evento passou a uma nomenclatura mais ampla: Feira Municipal de Literatura.

A abertura da feira foi ovacionada tanto pelos educadores da rede municipal como por outras entidades culturais da cidade. O então homenageado, Assis Brasil, é autor de mais de uma centena de livros e reside atualmente em Teresina. Atuou no Jornal do Brasil (RJ) e foi laureado com prêmios literários de grande destaque no país. Com o tema “Assis Brasil em Defesa da Vida”, no dia 16 de dezembro de 2017 aconteceu a XV Feira Municipal de Literatura de Caxias.

Diversas apresentações foram concentradas nas escolas-polo das zonas urbana e rural, agrupando proporcionalmente as demais escolas. O evento foi de tal forma expressivo que, no ano seguinte, foram traçadas metas para expandir e dar novas configurações à feira.

Desse modo, a Flict teve, pois, como impulso a Feira Municipal de Literatura Infantil. Até 2016, a referida feira envolvia apenas os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da zona urbana. A Flict albergou-a, ampliou-a e a tornou uma das suas atrações, envolvendo todas as séries e modalidades de ensino, das zonas urbana e rural.

A Flict é um projeto que, ao nascer, no ano de 2018, avançou os primeiros passos para, em um salto, reunir as riquezas da Região dos Cocais e apresentá-las em uma programação ampla e multiforme. A primeira edição do evento aconteceu no Complexo da Balaiada em setembro de 2018, tendo como homenageado o escritor caxiense Wilson Marques. Em 2019, a homenageada foi a escritora ludovicense Sharlene Serra.

Convém aqui destacar que são estabelecidos critérios para a escolha do(a) homenageado(a), a saber: 1) deve estar, preferencialmente, atuando no cenário cultural; 2) deve ser oriundo(a) da Região Norte ou Nordeste; 3) ter, em meio ao conjunto de sua obra, livros publicados no segmento infantojuvenil, uma vez que, de início, os leitores potenciais serão os alunos da educação básica da rede municipal de educação de Caxias.

Após um vasto trabalho, realizado durante o ano letivo, os alunos desde a educação infantil até os últimos anos do ensino fundamental, fazem a culminância das suas produções durante os dias de evento.