A Medalha do Mérito Ubirajara Fidalgo 2020 recebe o nome e rende homenagem a um dramaturgo, ator e diretor caxiense que foi um combatente da discriminação. A solenidade que integra a programação da 3ª Feira de Literatura Cultura e Turismo da Região dos Cocais (Flict), que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), ocorreu no auditório do Colégio São José na noite dessa quinta-feira (10) e reuniu um rol de homenageados.

“A feira alcançou uma amplitude bem maior e deu moral para valorizar as pessoas que contribuíram com esta cidade e fizeram com que a cidade crescesse. Iniciamos esta premiação ano passado e agora estamos dando continuidade a esse trabalho de levantamento da memória e da cultura de Caxias”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação.

Alguns dos 14 homenageados na última edição estiveram presentes e foram prestigiados. Nesta edição, 11 personalidades foram homenageadas com a Medalha Ubirajara Fidalgo, são eles: Dr. Nelson, médico; Auriluce Alves, professora de matemática; Benedito Firmino, produtor cultural; Eunice Maria, fundadora da Velha Guarda; Cleia Lima Pereira, administração educacional; Assis Brasil, escritor; Edimilson Sanches, escritor; Francigeuda Ribeiro, escritora; Manoel do Nascimento, produtor cultural; Naum Esteves, músico.

“Eu sou grato por esta honraria e me sinto extremamente feliz por este momento. A palavra que resume tudo isso é gratidão”, frisou Naum Esteves.

“Gostaria de oferecer esta medalha a todos que compõem o Boi Canário Verde. Para mim é uma grande honra, é um momento de felicidade”, frisou Benedito Firmino.

“Foi aqui que nasci e me criei. A Velha Guarda caxiense é o retorno não só de mim, é o retorno de todos nós. Ela só existe porque os amigos vêm de longe”, lembrou Eunice Maria.

“Eu agradeço imensamente esta homenagem e quero dividir com minha família e com todos aqui presentes”, destacou Dr. Nelson.

Foi feita ainda uma homenagem post mortem ao ex-deputado Zé Gentil. O poeta Wybson Carvalho lembrou em seu discurso que as homenagens colocam os pares na condição de iguais. Ele destacou que a Medalha do Mérito Cultural é carregada de um humanismo relevante.

“Homenagens que transformam cada cidadão e cidadã dos mais diversos segmentos cidadãos caxienses em bens humano culturais. A Medalha do Mérito Ubirajara Fidalgo ratifica esse humanismo idealizado e posto em prática pelo governo municipal na pessoa de Fábio Gentil Pereira Rosa, com o apoio da nossa secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno. A cada um de nós que recebeu esta honraria, cabe colocá-la em nossa consciência e que devamos sempre construir a história de Caxias”, lembrou.

Edmilson Sanches fez um discurso em nome dos demais homenageados, no qual destacou as riquezas humano culturais de Caxias e o quanto devemos amar a “Princesa do Sertão”. Ele finalizou dizendo que Ubirajara Fidalgo merece todas as homenagens, a exemplo da medalha à qual dá nome.

“O governo brasileiro já homenageou durante um ano inteiro Ubirajara Fidalgo e somente São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Salvador homenageiam todo ano este caxiense. Para homenagear as pessoas ainda em vida, esta é a primeira vez, e que bom que tenha sido este jovem que foi apresentador da Bandeirantes e que enfrentou e afrontou o universo daquela época, quando, por ser negro, menos oportunidade se tinha, mas não para o espírito caxiense que não foge da luta”, frisou o escritor.