O evento de lançamento do Projeto “Batuque de Dentro: Juntos pelo Autocuidado” foi na manhã dessa quinta-feira (10) no auditório da Prefeitura de Caxias. O projeto é realizado em parceria com instituições sociais e órgãos públicos e visa à proteção da juventude contra a covid-19.

“Hoje é um momento de apresentação para o município. Nós convidamos as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência, Secretaria de Políticas para as Mulheres, dentre outras, para que a gente possa ter um diálogo com o município e que eles possam nos ajudar com parcerias direcionando para que possamos desenvolver as ações”, afirma Domingos Júnior, mobilizador do Batuque de Dentro e presidente do coletivo Crespos Cacheados.

“É uma satisfação, enquanto articuladora do Selo Unicef, e quero compartilhar com todos que Caxias foi certificada na edição 2017-2020 e isso é uma grata satisfação para o município, que conseguiu avançar em muitos índices. O projeto Batuque de Dentro é importante porque ele vem provocar o protagonismo dos jovens, fazer com eles possam se empoderar e ter esse autocuidado, além de serem multiplicadores”, lembra Kiara Braga, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O Projeto Batuque de Dentro é uma iniciativa do Fundo da Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em Caxias, a ação tem o apoio da Coordenação Municipal de Juventude e da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude. Além de representantes de secretarias municipais, o evento contou também com a presença de coletivos da juventude, que serão multiplicadores de informações que ajudem a prevenir a saúde física e mental dos jovens em tempos de covid-19.

“A gente agradece poder estar juntos, então a ideia é que o Batuque chegue a todos os espaços. E a gente conta justamente com a articulação de cada mobilizador. A Coordenação de Juventude abraçou o projeto desde o início. Agradecemos e sabemos que podemos contribuir muito”, frisa Taciana Cardoso, responsável pelo Núcleo de Políticas Transversais e representante da Coordenação Municipal de Juventude.

A solenidade de lançamento do projeto também contou com a participação do coordenador estadual Gabriel Rodrigues. “O projeto foi pensado a partir do Unicef em parceria com os órgãos, e foram escolhidos municípios prioritários por conta da pandemia. Hoje o foco do projeto é engajar os jovens e adolescentes para o autocuidado. Muitos adolescentes e jovens tiraram do seu hábito o uso da máscara e o que queremos é incentivar este uso”, frisa.

Durante a solenidade, foi destaque a insistência de muitos jovens em não usar máscara ou de resistir em praticar os protocolos estabelecidos e acabarem sendo os veículos transmissores da doença aos familiares, após contatos com outras pessoas nas ruas.

“Muitas pessoas acham que a doença é um mito, muitas não acreditam. É importante a gente falar com esses jovens e falar sobre o autocuidado, para que eles possam chegar em casa e repassar essa informação, para que possa aumentar a prevenção e a gente diminua a quantidade de vítimas”, destaca Suelane Sousa, representante da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro).

“Temos que aumentar não só a conscientização desse jovem, mas também sermos mais solidários, porque sabemos que não são todos os jovens que têm acesso a uma máscara, álcool em gel. Então, acho que o projeto veio despertar a solidariedade”, ressalta Ana Carolina, presidente da União da Juventude Socialista (UJS).

“O Batuque de Dentro é um sinal de esperança para todos nós, onde todos estão em prol de uma sociedade mais prevenida”, reforça Cibele Gomes, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias.

A ideia é mobilizar os jovens para que, por meio de diálogos, escutas e compreensão de como eles estão enfrentando os desafios da pandemia, possam gerar soluções que se transformam em políticas públicas. As ações vão acontecer em 15 municípios do estado, incluindo Caxias.