O Tiro de Guerra de Caxias 08-006 vivenciou mais uma passagem de comando após a finalização do período de três anos de estada em Caxias do tenente Alessandro Freire da Silva. Ele deixa o comando e agora fará parte do arquivo do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro. Em seu lugar, assumiu a Chefia de Instrução do Tiro de Guerra, Francisco Albeci Rodrigues do Nascimento. A solenidade foi realizada na área interna do próprio TG nessa sexta-feira (11).

“A palavra de hoje é gratidão. Antes de tudo quero agradecer a Deus. Gratidão por estar à frente da chefia do Tiro de Guerra nesses três anos, e não houve um acidente grave e nenhuma vítima fatal. Formei, juntamente com o subtenente Aguiar, três turmas de atiradores: 2018, 2019 e 2020. Quero agradecer ao apoio irrestrito da Prefeitura de Caxias para melhor apresentação do Tiro de Guerra”, agradeceu tenente Freire.

“Quero agradecer a Deus por ter me direcionado aqui para Caxias e ao Exército Brasileiro por vir para cá formar jovens para a reserva estratégica do Exército. Eu espero nesse período de dois anos desenvolver o trabalho que o tenente Freire desenvolveu durante esses três anos. Queremos o apoio da comunidade caxiense para desenvolvermos os valores do exército, como lealdade, disciplina, camaradagem, esses atributos que são importantes para o exército”, lembra Francisco Albeci, 1º sargento do Tiro de Guerra e novo chefe de instrução.

“O tenente Freire foi um excelente condutor dos seus afazeres à frente do Tiro de Guerra. A instrução é a atividade-meio do Exército Brasileiro, sem a qual a gente não consegue executar a atividade-fim, e mais importante no Tiro de Guerra, que representa a capilaridade do Exército Brasileiro”, frisa major Daniel Oliveira, representante da 8ª Região Militar.

A solenidade, que foi intermediada pela 8ª Região Militar, também contou com a presença de secretários municipais, além de representantes de forças policiais e familiares dos chefes de instrução. Na ocasião, o secretário municipal de Infraestrutura, Murilo Novais, representou o diretor do Tiro de Guerra, o prefeito Fábio Gentil.

“Quando a gestão do prefeito Fábio Gentil assumiu, o nosso lema foi resgatar a autoestima da nossa população, que estava lá embaixo. Nós também voltamos os nossos olhos para o Tiro de Guerra, que é uma extensão das nossas escolas, é uma extensão da nossa educação. Aqui se formam jovens para serem cidadãos brasileiros. E não poderia ser diferente, aplicamos o lema da gestão, que é resgatar a autoestima do Tiro de Guerra”, destacou Murilo Novais.

O novo chefe de instrução vai comandar o Tiro de Guerra pelos próximos dois anos. O TG tem uma parceria com a Prefeitura de Caxias, na qual a gestão municipal oferece toda a logística para dar condições de funcionamento ao local, que por ano forma aproximadamente 100 atiradores.