O prefeito eleito de Santo Amaro (MA), Leandro Moura (PCdoB), esteve em Caxias e, acompanhado do deputado federal e vice-prefeito reeleito Paulo Marinho Júnior, visitou nessa terça-feira (15) alguns órgãos municipais. Pela manhã, o gestor visitou a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, onde conversou com a secretária Márcia Marinho e toda a sua equipe. Ele conheceu programas importantes, como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher, o Programa Mulheres em Movimento e Arte e Música, Empreendedorismo e Empregabilidade, dentre outros que fazem parte do rol de serviços oferecidos às mulheres caxienses.

Um dos objetivos do prefeito eleito de Santo Amaro é levar experiências para bem estruturar uma Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que atualmente não existe no município. Esta política pública voltada às mulheres é uma das plataformas de campanha do futuro gestor de Santo Amaro a partir de janeiro de 2021.

“Nós queremos implantar esta secretaria no município. É uma cidade pequena, mas nós queremos fazer um bom trabalho no município. Eu vinha acompanhando nas redes sociais que Caxias é muito bem forte nessas ações voltadas para as mulheres. Eu vim aqui em busca de conhecimento, ver a estrutura, como funciona a secretaria, e queremos levar para Santo Amaro, uma cidade turística dos Lençóis Maranhenses. Esta foi uma das promessas de campanha. Não temos esta secretaria lá e, por isso, estamos buscando informações para implantar”, diz Leandro Moura.

“Para nós é um momento único buscando informações para que possamos estar adequando e implantando em nosso município. É um projeto muito bom e pretendemos implantar, e vai dar certo em nome de Jesus. Caxias é uma referência para o Maranhão. É uma das cidades que conseguimos ter acesso e chegar para poder conhecer como funciona para levarmos a Santo Amaro”, afirma Edileuza Oliveira, esposa de Leandro Moura.

“Tivemos o apoio do prefeito Fábio Gentil e hoje estamos colhendo esses frutos, a ponto de um prefeito recém-eleito vir ao município conhecer o trabalho que a Secretaria da Mulher desempenha no município. Eu fico muito orgulhosa e muito feliz pela atuação da nossa equipe. Cada funcionário que faz o trabalho na Secretaria de Políticas para as Mulheres está de parabéns por doar de sua capacidade em prol das mulheres caxienses”, frisa Márcia Marinho.

A cidade tem pouco mais de 15 mil habitantes e fica a 238 km de São Luís. Até setembro deste ano, Leandro Moura era o motorista da ambulância do município e venceu as eleições com 57,77% dos votos, contra 38,93% do candidato da situação. O prefeito quer levar para o município experiências exitosas que estão acontecendo em Caxias para implementar a partir de janeiro quando assumir o governo.

No Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), ele conheceu o processo de criação de uma autarquia e como otimizar estações de tratamento ou sistemas simplificados de água.

“Nós recebemos a visita do prefeito de Santo Amaro, que veio juntamente com o deputado e vice-prefeito Paulinho. Foi muito importante porque a gente precisa tratar o saneamento básico como uma política pública essencial. E hoje o motivo dessa reunião foi trocar informações sobre estas boas práticas para levar qualidade de vida para a população por meio de água potável e esgotamento sanitário”, frisa Arnaldo Arruda, diretor do Saae, que também é diretor de assistência aos municípios da Associação Nacional de Serviços Públicos de Saneamento.

De lá, a comitiva seguiu para a Unidade Básica de Saúde da Baixinha, onde conheceu o processo de Planificação que reduziu a mortalidade materna e infantil a zero na comunidade da Baixinha nos últimos três anos, dando ganhos extraordinários a Caxias e ao Maranhão.

“A gente mostra os processos de trabalho que dão resultado. A gente tem uma área de cobertura classificada em risco. Então, a gente conhece as famílias com vulnerabilidade. Aqui na nossa área não temos mortalidade materno-infantil desde 2018 graças a esse trabalho em equipe. Quando todo mundo compreende que todos são corresponsáveis pelo trabalho na área, aí dá certo”, frisa Marisa Costa, enfermeira da UBS da Baixinha.

Logo depois, eles conheceram o Hospital de Campanha da Prefeitura de Caxias e lá puderam conversar sobre o funcionamento da rede de saúde do município e como é possível otimizar recursos e fazer mais pela população.

“Nós conhecemos os serviços da Saúde e da Mulher. A gente viu que deram certo em Caxias e podem dar certo em Santo Amaro. Até setembro eu era motorista da ambulância do hospital e me afastei pra concorrer essa eleição de 2020, e hoje eu sou prefeito eleito do município. Então, nós vamos ter que lutar pela saúde do município. Caxias é uma referência no Maranhão, é um exemplo de organização da maneira que eles trabalham, e por isso a minha visita”, destacou o prefeito eleito de Santo Amaro.

“A gente fica muito feliz em ver uma pessoa que tem o interesse de ajudar o seu povo. E ver que com trabalho e dedicação na política tudo é possível. A gente fica muito feliz em ser hoje referência de bons serviços. E Caxias está de portas abertas para mostrar para todo o estado do Maranhão e para o Brasil as boas experiências que praticamos no dia a dia”, ressalta Paulo Marinho Júnior.