O evento ocorreu entre os dias 15 e 16 de dezembro. O III Seminário de Integração de Motivação (SIM) para Educação, realizado no auditório da UIM Leôncio Alves de Araújo, teve como finalidade promover a visibilidade, a prestação de serviços, a avaliação e o comprometimento de todos os setores da educação municipal.

O SIM para Educação, além de promover o comprometimento de todas as coordenações, tem como intuito principal a melhoria do setor educacional, reconhecendo os profissionais de cada setor e concedendo certificação educacional pelos serviços em cada área específica. O SIM reflete a cada ano nas melhorias dos setores, seja no atendimento, transparência ou dinâmica de todos os sistemas funcionais da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), visando assim, excelência no atendimento, transparência e administração de recursos e divulgação destes para a sociedade.

O SIM é uma idealização da gestora educacional Ana Célia Damasceno, que tem o compromisso de melhorar todos os setores educacionais, sejam eles internos ou externos. A execução é realizada pela Gestão de Recursos Humanos, gerida por Luciano Silva, e desenvolvida na forma educacional de certificação e reconhecimento, sendo executado pela Gestão de Memória e Cultura, tendo como gestora Francigelda Ribeiro.

Segundo Sandra Costa, que faz parte do Conselho de Educação do Município, com a função de assessora técnica, o seminário é importante para a integração dos setores. “Pra mim é de suma importância, pois é uma ideia muito importante, é uma ação que deveria ter em todos os municípios e em todas as gestões, porque é um seminário que, além de integrar os setores, também motiva e faz melhorar profissionalmente todos os setores”, disse.

Para Francy-Lane Nascimento, membro da Coordenação Pedagógica, o SIM une todas as coordenações e desenvolve melhores trabalhos. “Esse seminário é muito engrandecedor, pois fortifica as ações determinantes e os projetos desenvolvidos com resultados positivos”.

“O SIM da Educação é determinante porque é um trabalho desenvolvido, buscando a excelência em cada setor, um trabalho qualificativo e com transparência, e a oportunidade de mostrar os pontos a serem melhorados e a serem inovados”, pontuou o gestor Recursos Humanos, Luciano Silva

Para a secretária municipal de Educação, o SIM é o reflexo da autonomia conseguida pela educação municipal no desenvolvimento de um trabalho que busca alcançar resultados cada vez melhores na educação. “O Seminário de Integração e Motivação tem por objetivo criar a ideia de promover a avaliação de todo o seu trabalho do ano, assim como a constituição e implementação de novos projetos e planos de trabalhos que possam melhorar ainda mais as pretensões da gestão educacional. Tudo isso só foi possível por causa da autonomia que o prefeito nos proporcionou para fazermos tão bons trabalhos visando um trabalho eficaz em cada setor”, destaca Ana Célia Damasceno.