Escolas da rede municipal e estadual foram prestigiadas na noite dessa quinta-feira (17), na Escola Leôncio Alves Araújo, com o Prêmio IDEB Caxias, como reconhecimento pelo esforço da comunidade escolar, que repercutiu na elevação da qualidade do ensino público expressa nos resultados do IDEB/2019 no ensino fundamental e ensino médio. O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect). Dentre as escolas homenageadas estiveram unidades dos anos iniciais e finais e as primeiras três escolas com maiores médias do ensino médio. A escola Paulo Marinho é hoje a unidade de ensino com o maior IDEB do município, com média 6.7.

“Esse trabalho vem sendo desenvolvido na escola desde o vigia que recebe à merendeira que contribui com o lanche, a zeladora que participa da organização da escola. Então, não é somente um trabalho de sala de aula, mas um trabalho de aconchego dos nossos alunos. E, através desse aconchego, o aluno demonstra interesse pelo estudo. A gente está muito feliz por este reconhecimento”, afirmou Sônia Torres, gestora escolar da Escola Paulo Marinho.

“É uma satisfação imensa receber este prêmio, porque é fruto de um trabalho árduo. É um trabalho contínuo, para que o resultado ocorresse”, destacou Elenilde Fernandes, gestora da Escola Lourdes Feitosa.

As escolas lembradas foram UIM Paulo Marinho (6.7); UIM Lourdes Feitosa (6.2); UIM Leôncio Alves de Araújo (5.9); UIM Sinhá Castelo (5.7); UIM Marcelo Tadeu (5.5); Ruy Frazão (5.2); UIM Paulo Freire (4.9); UIM Raimundo Nunes (4.9); UIM Márcia Marinho (4.9); UIM Santa Catarina de Labouré (4.9); UIM Jadiel Carvalho (4.8); UIM José Belmiro de Paiva (4.8); UIM Jacira Gonçalves Vila Nova (4.7); Escola Comunitária Eva Silva Magalhães (5.7); UEM São José (5.3); UEM Costa Sobrinho (4.8); UEM Francisco Dias Brandão (4.5); UEM Monsenhor Gilberto Barbosa (6.3); UEM São Francisco (4.8); UEM Profª Inês Evangelista Guimarães (4.0); UEM Emília Costa (4.7); UIM José Castro (4.9); UIM Guiomar Assunção (4.7); Colégio Militar 2 de Julho UIM Débora Pereira (4.0); UIM Antônio Rosa de Lima (2.7); UI Deputado Alexandre Costa (5.1); CE Thales Ribeiro Gonçalves (5.2); Colégio Militar Tiradentes (5.1); CE Odolfo Medeiros (3.9), dentre outras. O reconhecimento é uma maneira de indicar que Caxias está transformando a educação com os esforços de uma legião de profissionais dedicados, que vai dos zeladores da escola, passando pelos professores, pela gestão escolar, até chegar à gestão municipal.

“É uma satisfação e uma alegria saber que o Colégio Militar está colaborando para a melhoria do ensino em Caxias. Em apenas dois anos na cidade, fazendo essa transição. Tivemos uma mudança na abordagem com os alunos, a disciplina e o incentivo aos estudos. Ficamos muito satisfeitos”, disse major Mauro, comandante do Corpo de Bombeiros.

A secretária da Semect, Ana Célia Damasceno, destacou que investimentos como o livro didático, o incentivo à leitura e à escrita e o melhoramento das condições de trabalho dos profissionais foram fundamentais para que a educação de Caxias conseguisse superar a média nacional, que é 4.5, e tenha atingido 4.8, nos anos iniciais no IDEB-2019.

“Reconhecer o trabalho dos profissionais da educação é algo ímpar. O reconhecimento, desde o vigia até o diretor da escola, é importante. O reconhecimento é para a escola. Todos fizeram a diferença para que o bom trabalho aparecesse”, disse a secretária.