A reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) com representantes da Prefeitura de Caxias e da Secretaria Municipal de Saúde foi no Centro Educacional São Francisco de Assis, por meio da Comissão Permanente de Acompanhamento, Orçamento, Finanças e Recursos Humanos. Na ocasião foi realizada uma prestação de contas do trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal no enfrentamento ao novo coronavírus.

“Desde março que o Conselho Municipal de Saúde colocou como pauta fixa, permanente, a pandemia. E, num segundo momento, vamos estar reunindo para pensar outras estratégias junto com o Conselho para dividir a responsabilidade e puxar a população para ser corresponsável no enfrentamento à covid-19”, lembrou Mônica Gomes, coordenadora de Planejamento da Secretaria e conselheira do CMS.

“Nós estamos acompanhando os protocolos que o município tem tomado no enfrentamento da covid-19, ao passo em que nós queremos informar à população. A avaliação que tomamos aqui, mediante a fala dos coordenadores e pessoas que estão na linha de frente, é que está havendo um cuidado e Caxias tem evoluído. Tivemos uns problemas iniciais por ser um vírus desconhecido, mas à medida que a equipe foi conhecendo, foi solucionando os problemas. O Conselho tem esse objetivo de contribuir com a população de Caxias”, disse Evadilson Costa, vice-presidente do CMS.

“Falamos sobre o que vivenciamos, sobre tudo que foi feito até agora. Mas também falamos sobre esta segunda onda, onde Caxias está diferente de uma realidade do nosso estado. Algumas medidas têm que ser tomadas, diferente do nosso estado. O município vai ter que tomar algumas decisões que não são compartilhadas com outras regiões do estado. Então, é um comprometimento muito maior. A nossa gestão está sempre nos apoiando naquilo que é melhor para a nossa população”, disse Socorro Melo, representante da Prefeitura.

O momento também foi de divisão de responsabilidades, pois o aumento dos casos de contaminação e internação de pessoas na rede municipal de saúde é uma realidade, o que demonstra que a segunda onda já está acontecendo. Nesta quinta-feira (17), Caxias contava com 89% dos leitos de UTI ocupados com pacientes em recuperação, o que acende o alerta aos profissionais e também à população. Todos devem fazer a sua parte na prevenção contra o novo coronavírus.

“Nós estamos tentando sensibilizar todos os órgãos reguladores sobre este momento ímpar que estamos passando para evitar um número maior de casos, controlar a pandemia, e dividindo a responsabilidade com o Conselho Municipal de Saúde, que é um dos principais órgãos reguladores, e pedindo para que também sensibilizem a população, porque as três formas de prevenção continuam sendo o uso da máscara, distanciamento social e o álcool em gel e lavar as mãos com água e sabão”, frisou Mônica Gomes.

“Já tivemos momentos em que tivemos 95% de ocupação de leitos, hoje estamos com 89%, mas a ocupação está muito alta. Neste momento, este enfrentamento está sendo feito com recursos próprios, e temos que ter uma sensibilização novamente da nossa comunidade, porque as três coisas que são eficazes contra a covid-19 são o uso da máscara, higienização das mãos com água e sabão e o álcool, e o distanciamento social”, explicou Socorro Melo.

O CMS também reforça junto à população que não apenas o poder público deve fazer a sua parte, mas a população deve se conscientizar e evitar aglomerações, aumentar radicalmente o uso de máscara, fazer a higienização das mãos e manter o distanciamento social, sob pena de um agravamento da doença.

“Nós, enquanto conselheiros, estamos para contribuir junto à população para que tomem cuidado. O vírus continua, o vírus está matando, não só em Caxias, mas no mundo inteiro, e queremos que a população tome as medidas e cuidados, até porque a rede de saúde de Caxias está ficando saturada. Então, para que não haja mortes é importante que a gente tome os cuidados”, disse Evadilson Costa.