A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Caxias, por meio do Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo, realizou nesse sábado (19), na loja de artesanato Edimée Chaves Assunção, no Caxias Shopping Center, um Bazar de Natal. A ocasião também celebra a reabertura da loja, que esteve fechada desde o começo da pandemia.

“Nós fizemos um Bazar de Natal para mostrar a volta da nossa loja ao shopping e agregar mais valor para as nossas artesãs do município. Nós temos cinco artesãs e alunas. Elas fizeram panos de pratos e outros produtos de profissionais da Secretaria da Mulher. O nosso objetivo é impulsionar a economia criativa”, lembra Franciane Barradas, coordenadora do Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo.

“Hoje é um dia muito importante em nossas vidas para expor o nosso trabalho, e está sendo maravilhoso. É mais uma oportunidade de levantar vendas neste final de ano. Para nós foi desafiador, as vendas caíram e a gente teve que vender durante a pandemia pela internet. Mas esse retorno é importante”, disse Neta Pinheiro, artesã.

Os trabalhos estão seguindo os protocolos da Secretaria Municipal de Saúde, mantendo o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel 70%. Os cuidados são importantes, pois a pandemia ainda não acabou e os casos voltaram a subir em Caxias.

Dezenas de produtos estão à disposição do público mesmo após o bazar, para que todos conheçam a qualidade e possam comprar o artesanato caxiense. Os produtos são vendidos e os valores repassados aos profissionais apoiados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres que expõem seus produtos no local.

“Durante este período, tiveram que usar a loja virtual delas no Instagram, que foi a forma de superar este período que foi bem difícil. O Sebrae já voltou às atividades e está à disposição dos empreendedores e empreendedoras. Tivemos algumas parcerias com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e esperamos expandir”, frisa Graziele Queiroz, gestora de projetos do Sebrae.

“A pandemia mudou a vida de todos os setores, mas não temos que nos intimidar. O artesanato é um dos nossos focos. Muitas mulheres têm esse dom e o que queremos é capacitar para melhorar a qualidade desse trabalho. Vamos oferecer cursos de precificação e com estilista para que o nosso artesanato fique mais bonito e possa nos representar em qualquer lugar. Para isso, vamos plantar sementes e qualificar nossas profissionais. Essa loja do shopping é uma maravilha. O objetivo é empoderar nossas mulheres, dando oportunidade de ter uma renda própria”, afirma Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.