Crianças assistidas pelo Centro Educacional São Francisco de Assis, acompanhadas pelas mães, receberam os jovens do Projeto Batuque de Dentro, uma iniciativa do Fundo da Nações Unidas para a Infância (Unicef) voltada para os jovens no período da pandemia. O projeto tem por objetivo conscientizar os jovens sobre os cuidados contra a covid-19. Em Caxias, o projeto está sendo apoiado pela Coordenação Municipal de Juventude.

“Temos tido uma receptividade muito boa da juventude em Caxias. Não só em Caxias, mas na zona rural estamos chegando também. A gente tem que se colocar no lugar do outro para que a gente diminua esses números aqui no município”, destaca Taciana Cardoso, representante da Coordenação da Juventude.

“Eu pensei que ia ser mais difícil, mas tudo enquanto a gente se acostuma. Graças a Deus ninguém lá em casa adoeceu. Eu estava muito nervosa, porque eu tenho um filho especial, tem diabetes, e meu medo cresceu mais ainda. Mas graças a Deus estamos passando”, disse Antônia Maria, assistida do Centro Educacional São Francisco de Assis.

“Quando a gente sai já tem que estar com as máscaras nas mãos, tem que estar com ela guardada. Dá pra a gente se proteger, dá pra lavar as mãos. As crianças, a gente tem que tomar mais cuidados, mas graças a Deus está dando certo”, lembra Antônia Elaine, assistida do Centro Educacional São Francisco de Assis.

Durante a visita, foram distribuídos kits de higiene bucal para as crianças, além de compartilhamento de informações sobre o novo coronavírus e como as famílias podem se proteger. O Projeto Batuque de Dentro segue até janeiro de 2021.

“É sempre uma alegria e uma satisfação receber essas informações e, hoje, acompanhado desses kits para que as crianças cuidem dos seus dentes. É uma alegria receber”, agradece Maria Júlia, coordenadora do Centro Educacional São Francisco de Assis.

“Nós já tivemos ações concretas, participando de feiras de bairros, algumas escolas, e agora este projeto. Temos levado à zona rural e a gente tem sido bem recebido. As pessoas têm despertado a sensibilidade”, afirma Jeverson Brito, integrante do Grupo Crespos Cacheados e mobilizador do Batuque de Dentro.