A Prefeitura de Caxias deu continuidade na manhã desta quarta-feira (20), no Complexo Hospitalar Gentil Filho, ao processo de vacinação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus por meio da vacina CoronaVac, que chegou ao município nessa terça-feira (19).

As 2.466 doses da vacina foram trazidas pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil, da cidade de Timon (MA), onde, por intermédio do governo do Maranhão, o governo federal fez chegar aos municípios as mais de 6 milhões de doses, que estão sendo distribuídas neste primeiro momento em todo o país. O Maranhão recebeu pouco mais de 164 mil doses para imunizar quase 80 mil maranhenses. O prefeito de Caxias também esteve presente no Complexo Hospitalar Gentil Filho, acompanhado do vice-prefeito Paulinho, secretários municipais e parlamentares do legislativo caxiense.

“Nos quatro anos da nossa gestão, já participei de muitos momentos felizes, das inaugurações e de momentos em que lançamos grandes projetos para o nosso município. Queremos deixar bem claro que nenhum deles teve tanta importância quanto trazer para Caxias a vacina da esperança. A vacina que representa um sinal para que num futuro bem próximo possamos voltar a uma vida normal, podendo nos abraçar, para voltarmos a sorrir. Já trouxemos 2.466 doses. Ou seja, serão 2.466 pessoas que serão vacinadas, e resolvemos priorizar os profissionais de saúde, porque esses profissionais deixam suas famílias para cuidar das nossas”, afirmou Fábio Gentil.

“Quero agradecer a Deus e às pessoas que ao redor do mundo participaram da vacina. E dizer que a nossa gestão está preparada para enfrentar qualquer tipo de desafio. A gestão municipal abriu este hospital, e nos preparamos para o futuro e enfrentamos a pandemia. Vamos nos preparar para os próximos desafios”, destacou Paulinho.

No Complexo Municipal de Saúde, quatro profissionais foram os primeiros a tomar a vacina: Nelson Augusto, médico; Wellington da Silva, maqueiro; Alane Assunção Silva, técnica de enfermagem, e Carla Fernanda, enfermeira. A enfermeira Francisca Kelma foi quem aplicou as doses da vacina.

“Representa uma esperança para todos os brasileiros e uma segurança para todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente”, disse Nelson Augusto, médico.

“É um momento histórico para todos e estou muito feliz por estar hoje participando. Agradeço muito a Deus, porque eu tive covid-19, mas não tive sequelas. Graças a Deus, com a chegada da vacina, tudo vai melhorar, com fé em Deus. E é bom reforçar que mesmo a gente sendo vacinado, vamos continuar tendo os mesmos cuidados, usando máscaras, respeitar distanciamento, usar álcool. Porque vemos muitas pessoas que não estão usando máscara. Agradeço ao prefeito, que, com a ajuda dele, hoje estamos sendo imunizados”, lembra Carla Fernanda.

“A vacina representa a esperança. Hoje é um dia de vitória. Antes essa luta era desigual, mas nós estamos muito felizes, porque a vacina é um porto seguro”, destaca Lívia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho.

Logo após a vacinação das primeiras pessoas, os demais trabalhadores da saúde também passaram a receber a vacina. Ao todo, neste primeiro dia, serão imunizados 287, mas no total serão 585 profissionais, somente dentro do Complexo Municipal de Saúde, que vão receber a primeira dose da vacina CoronaVac. Nos próximos 15 dias, todos que foram imunizados com a primeira dose vão receber a segunda dose para completar a proteção.

“É o primeiro passo para derrotarmos a pandemia. Graças ao governo brasileiro e ao prefeito Fábio Gentil, nós estamos podendo enfrentar essa batalha através dessa vacinação”, destaca Antônio Luís, médico.

“Nesse momento é um momento de muita felicidade e amor à vida. Nós estamos sofrendo muito com a pandemia. Graças a Deus, às autoridades e ao nosso prefeito Fábio Gentil, que esteve buscando salvar vidas, estamos hoje recebendo a vacina”, frisa Rosilene Maria Ferro, técnica de farmácia.

“É um momento muito importante para a humanidade e para os caxienses. É um momento de muita esperança e agradecimento a Deus. Vamos vencer esse inimigo. Quero agradecer a Deus e à ciência”, destaca Aldeci Manoel Batista, médico.