O tomógrafo do Complexo Hospitalar Gentil Filho, é uma conquista para a serviço público de saúde. O equipamento hoje, é indispensável para diagnósticos por imagem em tempo hábil. Antes da aquisição do equipamento, o serviço era terceirizado, e realizado em clínicas particulares, em que o resultado do exame demorava entre 03 a 05 dias para ser entregue. Mas, agora, após a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquirir o equipamento próprio, são realizadas entre 30 e 40 exames por dia na unidade de saúde, e o resultado é divulgado no mesmo dia.

O médico César Hamilton, explica que o exame de tomografia é essencial no enfrentamento ao Novo Coronavírus, principalmente, por que muitas vezes existem os chamados falsos negativos nos exames, principalmente os sorológicos. “Quando partimos para a tomografia do tórax, encontramos alterações. Então, a tomografia ajuda demais no diagnóstico e facilita o início do tratamento. Através das imagens podemos sugerir que as alterações já indiquem possível pneumonia causada pela covid-19. Porém, o diagnóstico conclusivo para a covid-19 pelo PCR e sorologia, ajuda muito na condução do diagnóstico. A comodidade, além de preservar o paciente, possibilita que diversas soluções sejam dadas”, lembra o médico.

O aparelho permite que diversas situações sejam verificadas, permitindo ao profissional uma resposta mais adequada ao paciente, considerando cada caso. Outros exames nos atendimentos gerais, a exemplo de tomografia do crânio, traumas abdômen agudo, abdômen total, dentre outros também são possíveis.

O serviço foi instalado antes do agravamento da covid-19. A existência do equipamento ajudou de maneira decisiva a todos os pacientes acometidos pela doença covid-19.