O município de Caxias (MA), voltou à atender pacientes com hanseníase. O abastecimento de remédio para tratar a doença que é de responsabilidade da Regional de Saúde, estava em falta desde novembro do ano passado.

A Vigilância Epidemiológica do Município, atualmente acompanha 78 casos ativos de hanseníase presentes em 21 unidades Básicas de Saúde, tanto na sede, quanto na zona rural. “Deste total de casos, 80% são multibacilares, e o restante em torno de 20% puacibacilares”, como explica Cícero Rodrigues, coordenador do Programa de Controle e Combate à Hanseníase em Caxias.

De acordo com o coordenador, a medicação que chegou é suficiente para entregar um blister a cada paciente ativo informado no sistema. “Esperamos que daqui pra frente não falte a referida medicação”, completou o enfermeiro.

MULTIBACILARES – São casos tratados com 12 doses em até 18 meses.
PAUCIBACILARES – São casos tratados com 6 doses em até 9 meses.

Durante o mês de janeiro, a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforçou ações preventivas do ‘Janeiro Roxo’ nas UBS’s, que teve como principal objetivo alertar a população sobre a doença. “O objetivo maior da campanha, é chamar atenção das pessoas que tem uma mancha e sensibilidade em qualquer parte do corpo, procurar um posto de saúde para realizar um teste e saber se tem a doença”, explica Cícero Rodrigues, coordenador do Programa da Hanseníase.

Hanseníase – É uma doença infecciosa crônica, causada por uma bactéria, que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, e, cuja cura depende dos medicamentos disponíveis apenas no Sistema Único de Saúde (SUS).