A UVZ apresentou balanço geral das ações realizadas na vigilância controle e prevenção das arboviroses do ano de 2020, no município de Caxias (MA). As arboviroses são doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus e a febre chikungunya, sendo transmitidas ao homem pelo mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com os dados apresentados pela UVZ disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica, foram contabilizados: 44 casos notificados no ano passado; 33 de dengue; 07 de chikungunya; 04 de zika. Os casos confirmados somaram apenas 9 casos, sendo 07 de dengue e 2 de zika. Já no Estado do Maranhão foram notificados 2.094 casos de dengue, 348 de chikungunya e 61 de zika.

O número baixo de registro de casos dessas doenças em Caxias é resultado das ações de monitoramento, por meio das atividades operacionais de campo, principalmente nas áreas endêmicas. Porém, devido à pandemia em decorrência da covid-19, as equipes vêm utilizando outras ferramentas para que o trabalho tenha efetividade, a exemplo, da intensificação de conscientização da população, por meio de metodologias educativas em saúde nas mídias digitais.

Apesar das restrições nas atividades de campo, que têm como foco a realização de vistorias nos domicílios, o município alcançou as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, atingindo um percentual satisfatório em relação à cobertura de prédios, mantendo a população assistida.

A UVZ, além de planejar as ações de combate ao Aedes Aegypti, busca a interação e integração com diversas secretarias e entidades da sociedade para estimular a divulgação e comunicação de medidas preventivas. Com o início do período chuvoso na região, quando acontece o maior registro de casos, é importante que a população intensifique as medidas de prevenção ao mosquito, recebendo o agente de combate às endemias em sua residência e realizando vistorias rotineiras para a identificação e eliminação de possíveis criadouros.