A vacinação contra a covid-19, em idosos com mais de 90 anos, segue nesta terça-feira (16), após ter iniciado nessa segunda (15), no Ginásio de Esporte Governador João Castelo no Centro Caxias (MA). O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Vigilância Epidemiológica. O objetivo é imunizar 805 idosos com a vacina CoronaVac.

No primeiro dia de vacinação foram administradas 81 doses pela manhã e 52 doses no turno da tarde. A vacinação está tranquila e os familiares estão respeitando o distanciamento social, uso de máscara, dentre outras regras exigidas no momento da vacinação.

Os idosos estão recebendo a primeira dose da vacina. Para o momento da vacinação, os idosos devem levar: RG ou Documento Oficial com foto, CPF e Carteira de Vacinação. A imunização será realizada de segunda à sexta-feira, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.

“Eu fico alegre, é uma esperança. Eu tomei e estou feliz. Eu estou vindo do bairro ponte para tomar esta vacina. Eu tenho fé, e com fé em Deus vai proteger muita gente”, disse Vicente Pereira, de 99 anos.

O serviço de na modalidade Drive Thru, também está sendo oferecido, para aquelas famílias que desejam vacinar os idosos dentro do próprio automóvel sem precisar descer do carro. Quanto aos idosos acamados ou impossibilitados de deslocamento ao local de vacinação, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que eles serão vacinados em seus domicílios pela equipe saúde da família mais próxima.

“Lembrando que os idosos acamados ou impossibilitados de deslocamento ao local de vacinação, serão vacinados em seus domicílios pela equipe saúde da família mais próxima, mas é importante que a família do idoso, agende a imunização”, destaca Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A Prefeitura de Caxias já vacinou profissionais de saúde da linha de frente, nas seguintes unidades: Complexo Gentil Filho, Carmosina Coutinho, Hospital Infantil, Macro Regional, UBS’s, UPA, PAM, SAMU, Hospital de Campanha (Centro Médico), profissionais de funerárias, CEO, Caps, CEAMI, Cerest, Vigilância Sanitária, APAE, Casa de Saúde/Hemodiálise, HEMOMAR, Clínicas odontológicas e outras da rede privada.

A Secretaria Municipal de Saúde também conta com um posto fixo de vacinação da própria sede da secretaria, para profissionais da zona rural e também rede privada. Já foram vacinados também, os idosos do Lar da Divina Providência e da residência inclusiva, por se tratarem de abrigos institucionalizados. Nessa fase, estão sendo contemplados ainda, os pacientes oncológicos e que fazem hemodiálise.

O trabalho de organização da estrutura para receber os idosos, também está contando com a colaboração dos seguintes órgãos: SAMU, Guarda Municipal, Secretaria Adjunta de Transportes, que prepararam um circuito, a fim de organizar o fluxo de veículos dentro da área interna do Ginásio de Esportes e na área externa.