A cada sexta-feira, os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), da Trizidela, se reúnem e trocam informações. O planejamento e o conhecimento da área abrangida tem sido um dos diferenciais para que cada profissional possa prestar um atendimento com mais qualidade.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caxias (ASCOM) acompanhou uma das reuniões que funciona como uma espécie de capacitação constante dos trabalhadores da saúde que atuam na UBS da Trizidela, o que permite tanto a interação entre os profissionais, quanto o aprimoramento do conhecimento dos pacientes e suas principais demandas. Em uma das atividades, foi realizado um jogo de perguntas sobre os serviços oferecidos pela UBS e quais as principais questões levadas pelos pacientes, quando procuram a unidade de saúde.

“A gente resolveu fazer um quiz, para que seja feito uma avaliação das nossas atividades, e a equipe se sensibilize para despertar ainda mais o conhecimento da nossa comunidade”, frisa Graciara Lima, enfermeira responsável pela UBS da Trizidela.

Atualmente, a UBS da Trizidela atende 2.640 pessoas, o que perfaz aproximadamente 930 famílias. Dentro dessa população, 18 gestantes, além de demandas importantes que também merecem atenção, como: casos de Tuberculose; crianças de alto risco; 72 crianças menores de 2 anos que também precisam ser acompanhadas, dentre outras demandas.

“Nós estamos entrando na mesma linha, todo mundo tendo o conhecimento geral da população, faz com que o atendimento se torne de mais qualidade. E, a gente consegue trabalhar em grupo, todos trabalhando o fluxo. Depois da Planificação, a gente conseguiu ver o paciente de um modo mais completo. Aqui o paciente chega no horário dele, sem filas”, frisa Roana Coelho, odontóloga da UBS da Trizidela.

“ACS, enfermeiro, médico, vigia, serviços gerais, é uma avaliação e um conhecimento. Todos os dias tem pessoas nascendo, e a dinâmica da vida muda todos os dias. Nós, como Agentes Comunitários de Saúde, nós transmitimos as informações à UBS, e a UBS repassa algumas outras informações para nós. E, a gente troca para melhorar o atendimento da comunidade. É para que cada um saiba o que cada um faz”, frisa Samara Cristina, Agente Comunitária de Saúde da Trizidela (ACS).

O tempo para a qualificação constante e atualização de informações sobre o trabalho realizado, foi um dos ganhos trazidos pela Planificação, que promoveu uma mudança nos processos de trabalho, organizando os serviços que são oferecidos pela UBS, zerando as filas e proporcionando satisfação no atendimento. Esta ação é desenvolvida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária e Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

“Toda sexta-feira, a equipe se reúne para avaliar os processos de trabalho. Isso é, o que a planificação trouxe para a gente facilitando a nossa forma de conhecimento da comunidade. A gente consegue conhecer realmente a comunidade”, destaca Graciara Lima, enfermeira responsável pela UBS da Trizidela.