O encontro foi no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias, nessa quarta-feira (03), promovido pela Câmara Municipal. A reunião contou com as presenças das forças de segurança, representantes do legislativo, executivo, da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, além do empresariado.

O objetivo foi dialogar sobre propostas que possam compor as sugestões que serão encaminhadas ao executivo municipal, para que o próximo Decreto Municipal seja construído com os olhares diversos e contemplando os interesses da maioria dos segmentos representativos da sociedade organizada.

“A gente tem que colocar a sociedade para tomar as decisões para que seja levadas ao Prefeito. Algumas decisões não cabem mais, a exemplo de fechar o comércio, porque o comércio não aguenta mais um Lockdown. Até porque o comércio é o que mais emprega. Temos que ver o que vamos tomar como decisão para que a gente possa frear a Pandemia”, lembra Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal.

“Uma reunião proveitosa. Acho que esse é o caminho, ouvir todas as autoridades, para que, a partir dessa reunião, a gente possa fazer um relatório e apresentar esse relatório ao governo municipal”, frisa Ricardo Rodrigues, presidente da Comissão de Saúde da Câmara.

Na ocasião o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto, e o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus estiveram disponíveis para esclarecimentos.

“Essa reunião demonstrou uma maturidade do poder público de Caxias. Da sociedade organizada. E, com certeza estaremos acertando as melhores medidas de contenção e controle da transmissibilidade desse vírus que ameaça a todos. No momento a equipe de saúde está toda vacinada. Nós concluímos em tempo record a vacinação e, estamos vacinando os idosos. Isso é um diferencial, porque o nosso exército que cuida das pessoas está muito mais seguro para fazer o acompanhamento das pessoas”, destaca Carlos Alberto, secretário municipal de Saúde.

“A conscientização da população e dos líderes dos setores para que nos ajudem a estar conduzindo esse enfrentamento ao covid-19. A Prefeitura precisa do apoio do cidadão que a gente está cuidando, mas que muitas vezes não está cuidando de si próprio. Nós vamos aumentar as fiscalizações em conjunto”, reforça Alanessa Macêdo, coordenadora da Vigilância Sanitária.

Após as intervenções, o secretário de governo, Fernando Ferraz, destacou que as contribuições serão acolhidas para compor o novo Decreto, que só será elaborado após o recebimento das sugestões dos diferentes segmentos.

“Estamos esperando o decreto municipal que vem preencher as lacunas do que falta no decreto estadual. Mas iremos fazer cumprir os decretos e, queremos que os órgãos municipais estejam integrados à segurança pública estadual. Nós não podemos deixar que essa segunda onda cresça. Nós teremos que agir de forma ágil. Nós pedimos o apoio da comunidade, não devemos aglomerar. Nós iremos fazer fiscalização nos moldes daquela do Carnaval”, reforça Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.

“Eu acredito que o comércio não é o vilão da história. Acho que a gente precisa fazer uma grande campanha de informação voltada para o jovem, que está proliferando na minha visão, a quantidade de infectado. E, se puder usar os próprios jovens nessa conscientização. O momento é crítico e precisamos dá a nossa contribuição”, afirma Ivan Ferreira , presidente do SINDILOJAS

“O objetivo do poder público é ouvir a sociedade para que a gente pondere. Para que possamos tomar a decisão mais adequada para combater de forma efetiva a pandemia. Após o envio dos relatórios, a Secretaria de Governo fará a edição do Decreto. Estamos aguardando o posicionamento desses órgãos”, lembra Fernando Ferraz, secretário de governo.