Uma iniciativa emergencial da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde possibilitou o reabastecimento de 12 cilindros de oxigênio do Complexo Hospitalar Gentil Filho, 02 cilindros da UPA e 04 do SAMU, tendo em vista a grande demanda de pacientes internos, acometidos pela covid-19.

A ação teve o apoio do SAAE Caxias, que disponibilizou o caminhão para o transporte dos cilindros, até a distribuidora de oxigênio na capital piauiense, tendo em vista a dificuldade de deslocamento da empresa fornecedora até Caxias, por conta da demanda pelo produto.

O secretário municipal de saúde de Caxias, Carlos Alberto Martins, alertou que as pessoas tomem os devidos cuidados, e se protejam, pois essa contribuição de cada cidadão, fazendo o uso das máscaras e higiene das mãos é fundamental. Disse também que é preciso que cada cidadão, assuma essa responsabilidade, a Secretaria Municipal de Saúde está tomando todas as providências, para que não haja a falta de oxigênio, medicação, e nem de equipamentos.

“Devido à dificuldade de entrega aqui na cidade por parte da fornecedora do produto, decidimos ir até Teresina para reabastecer os cilindros, e quero aqui agradecer o apoio do SAAE, na pessoa do diretor técnico, engenheiro Reinaldo, que graciosamente, disponibilizou o suporte no transporte dos cilindros, vale lembrarmos que o prefeito já fez diversos pronunciamentos, sempre buscando o apoio da população, e nesse sentido o grande diferencial é, nos engajarmos todos contra o coronavírus” concluiu o secretário.

“O uso excessivo do oxigênio e a superlotação dos hospitais, tem reduzido o oxigênio do nosso armazenamento. E, a empresa fornecedora que é a White Martins, está com dificuldade na produção e entrega do oxigênio. Por isso, hoje estamos mandando buscar o oxigênio, nós pegamos as balas de oxigênio e estamos reabastecendo. Nós precisamos reduzir o número de internações, para não faltar oxigênio. Não é só oxigênio”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).