Por meio de videoconferência, foi realizada uma reunião conduzida pela Promotora de Justiça da Comarca de Caxias (MA), Dra. Ana Cláudia dos Anjos, Procuradora Federal da República; Dra. Anne Caroline Aguiar; Gustavo Bueno, Promotor de justiça; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria de Governo e o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus; além de representantes de outros municípios da região de saúde de Caxias. O objetivo de discutir sobre a incidência dos casos de covid-19 em Caxias e as cidades da região, bem como, tratar sobre as medidas que cada município tem implantado para barrar a disseminação do vírus.

Em sua fala, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, conclamou aos gestores e secretários dos demais municípios da região que se unam a Caxias no enfrentamento à doença, uma vez que a ‘Princesa do Sertão’ recebe pacientes de mais de 50 municípios. “Nós temos tomado todas as medidas restritivas, publicando decreto e fiscalizando, porém, é preciso que as cidades circunvizinhas, também adotem medidas de contenção da doença, para que possamos juntos barrar a proliferação do coronavírus, pois qualquer medida de contenção agora, certamente vai garantir uma vida melhor amanhã”, destacou o prefeito.

A Coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, Mônica Gomes, ressaltou que o município encontra-se em franca expansão de leitos pelo aumento do número de casos de coronavírus, e que estão incrementando as medidas restritivas.

“As unidades básicas de saúde estão fazendo monitoramento e rastreamento de casos, tentando quebrar a cadeia de transmissão. Os números de leitos estão sendo ampliados, mas independente disso, o número de casos que está acometendo a população é superior a quantidade de leitos instalados, daí porque precisamos de mais cautelas quanto ao cumprimento de medidas restivavas”, observou a coordenadora.

Participaram da reunião representes das cidades de Caxias, Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto, Duque Bacelar e Afonso Cunha. Além de prefeitos, secretários e procuradores municipais, também integraram o encontro, o Comitê de Prevenção e Enfretamento ao Novo Coronavírus, o conselho municipal de saúde, bem como coordenadores e diretores de unidades hospitalares.

Para o Secretário Municipal de Saúde de Caxias, Carlos Alberto Martins, a reunião foi bastante estratégica, e foram estudados todos os desdobramentos desta grave crise que assola o mundo. Ele destacou ainda a importância do compromisso dos municípios em manter as regras sanitárias, para que a crise não aumente, pois, Caxias como sede da regional tem enfrentado os casos mais graves.

“Caxias está concentrando todos os esforços e arregimentando a maior quantidade possível de oxigênio. Estamos tomando todas as providencias para que não falte oxigênio , inclusive passamos a fazer a aquisição direta da fábrica. Estamos fazendo a complementação sempre que precisarmos. Vale lembrar que o nosso consumo de oxigênio quadruplicou, portanto a população precisa contribuir com as medidas de contenção”, frisa o secretário.