A vacinação chegou às Unidades Básicas de Saúde nessa segunda-feira (12), e já começou a ser aplicada no público alvo da Campanha nessa primeira etapa : crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Nas UBSs do Castelo Branco, Nova Caxias e Cohab, são algumas das unidades onde a movimentação da vacinação aconteceu de forma tranquila.

“É importante a gente trazer os netos. É algo que nos ajuda nesse período difícil, pois é uma arma a mais para proteger as crianças”, frisa Lúcia Paula, usuária da UBS da Cohab que foi vacinar o neto.

“É uma proteção a mais, a gente não pode esquecer que não é só a pandemia. Eu já resolvi adiantar para proteger logo meu filho”, disse Júlio César, usuário da UBS da Cohab.

CAMPANHA EM TRÊS ETAPAS
A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou nessa segunda-feira (12), e segue até do dia 09 de julho. A Campanha foi dividida em três etapas:
⦁ Nesta primeira etapa, que segue até do dia 10 de maio, são imunizadas as crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.
⦁ A segunda etapa, será a partir do dia 11 de maio, e serão vacinados os professores e idosos com 60 anos ou mais.
⦁ Na terceira etapa, de 09 de junho a 09 de julho de 2021, as pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e, de longo percurso, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas vão ser vacinados.

A campanha é executada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação da Vigilância Epidemiológica, Coordenação da Atenção Primária e Vigilância em Saúde. Para esta primeira etapa de vacinação a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, recebeu 6.750 doses da vacina Influenza.

A Coordenação da Vigilância Epidemiológica reforça a importância de se levar o cartão SUS, carteira de vacinação, e documento de identificação com foto. “Queremos chamar atenção que, entre a vacina da covid-19 e a vacina da influenza, a prioridade é a vacina da covid-19. A vacina vai estar disponível na zona urbana e rural. Vamos manter as medidas de distanciamento, usar máscara e álcool em gel”, disse Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

As Unidades Básicas de Saúde estão recebendo as crianças, profissionais de saúde e mulheres do público alvo da campanha. A equipe está à disposição e o trabalho de imunização acontece nos horários de atendimento das UBSs, de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h.

“A Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica sempre andam de mãos dadas nas campanhas de vacinação. Desta forma, estaremos mais uma vez alinhados e envolvidos para atender à população dos grupos contemplados contra a influenza” reforçou Rubenilson Luna, Coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.