Nessa segunda-feira (26), o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) fez uma referência elogiosa à Prefeitura de Caxias pela transparência na divulgação das informações sobre a vacinação e o enfrentamento à covid-19. A menção se deu por meio do site do órgão.

veronica

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, falou que o reconhecimento é um sinal de que o trabalho tem sido feito com êxito. “Ficamos contentes com essa menção elogiosa, até porque é um reconhecimento ao trabalho da gente. A Vigilância Epidemiológica junto com o setor de Planejamento, trabalha de domingo a domingo, não temos feriados e nem fins de semana, porque esse boletim é diário, então as informações são processadas diariamente. Os testes são feitos e enviados a Vigilância, são contabilizados e colocados em planilhas. Essas planilhas viram dados que se transformam no boletim, que as pessoas podem acessar no site e acompanhar diariamente” conta.

A coordenadora também relembrou que a faixa etária para a vacinação continua com 60 anos ou mais para idosos, pois esse público é extenso e precisa ser alcançado. Para os profissionais da educação, a redução para os 30 anos é uma forma de avançar dentro desse grupo prioritário. “Continuamos com a vacinação para 60 anos, porque ainda faltam pessoas desse publico para serem vacinados. Estamos também vacinando professores da faixa etária de 40 anos” reforça a Coordenadora.

Além disso, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica também cita a importância de que a população retorne para receber 2ª dose da vacina, pois um dos compromissos da gestão, é garantir que quem já tomou a 1ª dose, possa completar o esquema vacinal. A Prefeitura de Caxias recebe duas vacinas do Governo Federal, por meio do Governo do Estado: AstraZeneca, em que a 2ª dose é aplicada no intervalo de três meses; e, a CoronaVac, em que o intervalo entre a 1ª e 2ª dose é de até 28 dias.

“A imunização só vai se dar após a pessoa concluir o processo. A 1º dose é como se fosse metade da dose, eu tomei a 1ª dose e não estou imunizado, só vou estar imunizado após a 2º dose. Então não adianta você tomar a 1ª dose e deixar de tomar a 2ª dose” destaca.

Segundo o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, até esta sexta-feira (30), a gestão municipal havia recebido 44.507 doses das vacinas, e desse total, 39.273 já foram aplicadas.

Neste sábado (01), das 8h às 17h, a vacinação dos profissionais da educação da rede municipal e privada será no Ginásio de Esporte Governador João Castelo. Os profissionais que irão se imunizar, devem apresentar no ato da vacinação, os seguintes documentos: carteira de identidade ou documento de identificação com foto, CPF e cópia do contracheque 2021.

Além dos trabalhadores da área da educação, a vacinação para idosos com 60 anos ou mais continua no município. A imunização está sendo realizada no Ginásio de Esporte Governador João Castelo, de segunda à sábado, das 8h às 17h, e de segunda à sexta, das 8h às 17h, na modalidade Drive Thru no Caxias Shopping. É importante que no ato da vacinação o idoso esteja portando os seguintes documentos: Cartão SUS, CPF, documento oficial com foto e um comprovante de residência.