A Prefeitura de Caxias, por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus e Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (04), a vacinação contra a covid-19 em pessoas com doenças crônicas a partir dos 55 anos de idade.

Segundo a coordenação de Vigilância Epidemiológica de Caxias (MA), estão sendo contemplados com a vacinação nesse grupo prioritário: Portadores de Diabetes Mellitus, Hipertensão arterial sistêmica grave de difícil controle, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumopatias crônicas graves, asma grave, uso recorrente de coticóides, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados, imunossuprimidos (pacientes com câncer ou HIV), anemia falciforme, obesidade grave IMC (Índice de Massa Corpórea) 40, cirrose hepática, síndrome de down (a partir dos 18 anos).

Pessoas pertencentes a esses grupos, devem apresentar um comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos (receitas ou relatório médico).

VACINAÇÃO PARA PROFISISONAIS DA EDUCAÇÃO DE TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS
A vacinação para os profissionais da educação de todas as faixas etárias, tanto da rede municipal, quanto da rede privada que estão na ativa, segue normalmente. A vacinação acontece das 8h às 17h, na sede do SESI/SENAI, localizado no Residencial Hélio Queiroz, e aos sábados, das 8h às 17h, no Ginásio de Esporte Governador João Castelo.
Os profissionais que irão se imunizar, devem apresentar no ato da vacinação, os seguintes documentos: carteira de identidade ou documento de identificação com foto, CPF e cópia do contracheque 2021.

VACINAÇÃO DE IDOSOS A PARTIR DOS 60 ANOS CONTRA A COVID-19
Além dos trabalhadores da área da educação, a vacinação para idosos com 60 anos ou mais continua no município. A imunização está sendo realizada no Ginásio de Esporte Governador João Castelo, de segunda à sábado, das 8h às 17h, e, de segunda à sexta, das 8h às 17h, na modalidade Drive Thru no Caxias Shopping. É importante que no ato da vacinação o idoso esteja portando os seguintes documentos: Cartão SUS, CPF, documento oficial com foto e um comprovante de residência.

Nesta terça-feira (04), muitos idosos também foram receber a segunda dose da vacina CoronaVac, dando continuidade ao processo de imunização.

“Hoje cedo eu vim. Eu espero que todos fiquem livres dessa doença”, disse Salomão da Silva, aposentado.

“É importante, está sendo um privilégio para nós. Estamos com esta confiança. A gente só tem que se cuidar”, afirma Joana de Sousa Lopes, aposentada.

“É muito importante, porque para o bem da saúde da gente, ficamos mais confortados. Eu tenho tomado todos os cuidados. Lá em casa, ninguém pegou”, frisa Raimunda Evangelista, aposentada.

No Ginásio de Esportes Governador João Castelo, tanto a Guarda Municipal, quanto os agentes de trânsito prestam apoio à vacinação, na proteção do patrimônio público e na orientação do trânsito no local.