Nesse sábado (5), os caxienses, maranhenses e brasileiros celebraram o Dia Mundial do Meio Ambiente. E no município, um ato simbólico marcou o momento de promoção da conscientização desse bem tão precioso, em frente ao Terminal Rodoviário Nachor Carvalho, em um Jardim Natural, com a plantação de 50 mudas de ipês e moringas.

“É uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, promover e incentivar causas como estas. Nós temos uma parceria muito boa com o Rotary e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. Nós fizemos aqui uma plantação de ipês, para que tenhamos em pouco tempo um corredor repleto de ipês, que é muito bonito. E a plantação de moringas, que são árvores que dão frutos maravilhosos. A preservação do Meio Ambiente está muito em voga, e nós não podemos pensar somente no agora, mas nas nossas gerações futuras”, afirma Capitão Malheiros, secretário ajunto municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A típica arvore de ipê é conhecida pela beleza, exuberância das flores, e está presente em várias partes do país. E em frente ao Terminal Rodoviário, foi feita uma espécie de corredor de ipês. Já a moringa, também chamada de árvore da vida, é uma planta medicinal que possui grande quantidade de vitaminas e minerais, e também foi plantada no local.

Participaram do ato simbólico e de grande significado, vários órgãos públicos e entidades, a exemplo da Prefeitura de Caxias, representada pelo Prefeito Municipal, Fábio Gentil; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil; além do Rotary Clube e da Câmara Municipal.

“Hoje o Rotary dá o exemplo de que tudo na vida é importante quando você tem parceria. Que precisamos entender que a parceria pode vir de qualquer um que tenha boa vontade em fazer com que as coisas aconteçam. A questão ambiental é fundamental nos dias em que vivemos, pois sabemos que o meio ambiente depende de um conjunto de ações para que possamos pensar no dia de amanhã. Nós estamos plantando, mas todo mundo pode fazer a sua parte. Quero agradecer ao Rotary que tem sido um grande parceiro do município”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

“Com certeza, se a gente proteger o Meio Ambiente, nós vamos nos proteger”, disse Luís Lacerda, vereador.

“Se todos fizessem a sua parte, teríamos um meio ambiente diferente”, disse Cinthya Lucena, vereadora.

Na ocasião foram destacadas ações do Ecoponto em Caxias, que já está recebendo doações de materiais possíveis de serem reciclados em Caxias, afim de reduzir a quantidade de lixo descartado de maneira inadequada na cidade. O Rotary Clube, que já faz um trabalho de conscientização das pessoas, por meio de ações práticas, também anunciou novas possibilidades de investimentos na preservação do meio ambiente.