O Plantão Social, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou uma avaliação do trabalho desenvolvido no 1º semestre de Caxias, e o planejamento para ações a serem desenvolvidas no 2º semestre de 2021. O evento que ocorreu na escola Ruy Frazão, contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno e do prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil.

“Hoje o Plantão Social está trabalhando as avaliações do 2º semestre, e como vai atender as questões sociais, que por conta da pandemia tendem a se manifestar dentro das escolas. O Plantão Social está alinhando ações e metodologia, vendo o que está e o que não está dando certo, para melhor atender os alunos”, frisa Valéria Almeida, coordenadora do Plantão Social.

“Esse momento do Plantão Social, que é uma avaliação da rede municipal, nós já estamos trabalhando e planejando uma nova forma de retorno para que todas as nossas crianças possam retornar com segurança. Queremos agradecer ao governo do Estado e ao prefeito Fábio Gentil, por permitir que todos os profissionais da educação tomassem a vacina. A vacina é específica e vai nos permitir que em breve possamos voltar com as aulas presenciais”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Vivemos um momento de pandemia em que a educação foi afetada como um todo. Pensando no retorno das aulas, estamos trabalhando e finalizando as vacinas. O Plantão Social busca dar esse suporte, trabalhando pais e alunos na Busca Ativa. A Prefeitura está disponibilizando assistentes sociais nas escolas polos, ajudando a melhoria do processo educacional”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Criado em 2018, o Plantão Social trabalha as expressões das questões sociais dentro das escolas desde 2019, a exemplo de evitar evasão escolar, cuidar da higiene, nutrição, e cuidados emocionais que estejam prejudicando o andamento das atividades dos alunos e profissionais da educação. Desde que foi implantado em Caxias, as ações têm ajudado o processo educacional nas unidades de ensino, pois, as profissionais contribuem com os estudantes, professores, gestores e também com os pais dos alunos, solucionando questões que atrapalham o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

“A vacinação é de grande valia para este retorno, os professores e alunos vacinados é uma garantia de que possamos voltar com segurança. Mas, vamos aguardar os decretos. Vamos ver o que os decretos vão dizer sobre o retorno, caso o retorno aconteça, estamos preparados”, afirma Valéria Almeida, coordenadora do Plantão Social.

Para as assistentes sociais que integram o Plantão Social, o desafio é grande, sendo que a cada assistência, os resultados são prova de que o trabalho tem dado resultado e os ganhos estão chegando para a comunidade escolar.

“O Plantão Social é muito importante nas escolas, principalmente na Busca Ativa. Muitas crianças durante a pandemia passaram a não frequentar a escola, e o Plantão Social atua nisso, trazendo esse aluno”, afirma Cristiane Carvalho, gestora adjunta da Escola Ruy Frazão.

“O Plantão Social contribui com a comunidade escolar, assim como os demais profissionais, professores, cuidadores, pais e alunado. Nós trabalhamos intermediando, temos contato com as outras políticas públicas. Ainda há evasão escolar, estamos minimizando os problemas e garantindo a permanência das crianças nas escolas”, afirma Núrya Ramos, assistente social.

“Mensalmente nós fazemos o cronograma de trabalho pensando no polo. Cada assistente social atende uma média de sete escolas. Nós acompanhamos semalmente e quinzenalmente as escolas. O atendimento acontece dentro das escolas, de forma individual e coletiva, caso haja necessidade. Estamos sempre em contato com os pais, para solucionar as demandas escolares”, destaca Helane Morais, assistente social.