O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de COVID-19.

 

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

PERGUNTAS FREQUENTES

Fique atento aos órgãos oficiais e não caia nas fake news

O que é coronavírus?

Os coronavírus (CoV) são uma família de vírus que causam infecções respiratórias geralmente leves a moderadas nos humanos. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) são exemplos de infecções por um subtipo de CoV. O coronavírus 2019 surgiu na China em dezembro de 2019 e é o responsável pela atual pandemia.

Como é transmitido?

A transmissão ocorre principalmente por via respiratória, pelo ar, através de gotículas e também por contato (pelas gotículas depositadas sobre os objetos, roupas etc).

A transmissão também pode acontecer ao cumprimentar alguém muito de perto, seja apertando as mãos, beijando o rosto, abraçando, etc. Por isso, neste momento, evite essas práticas e apenas cumprimente as pessoas de longe. 

Como posso prevenir o contágio de coronavírus?
  1. Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, com frequência, e quando não for possível, limpar e higienizar as mãos com álcool em gel 70%;
  2. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o braço, usando a dobra do cotovelo – nunca utilizar as mãos;
  3. Evitar encostar as mãos não lavadas nos olhos, boca ou nariz;
  4. Usar lenços descartáveis e jogá-los no lixo logo após o uso.
Sintomas

Aproximadamente 80% dos casos apresentam sintomas leves, similares a uma gripe, como coriza, febre, tosse.

 

Alguns podem apresentar também congestão nasal, mal-estar, dores no corpo, dor de garganta, dor no peito e dificuldade para respirar. Nos casos leves, o tratamento sintomático e repouso são suficientes para a completa recuperação sem sequelas. 

Fique atento aos sintomas
  1. Febre persistente por mais de 48h;
  2. Falta de ar;
  3. Esforço para respirar;
  4. Pele pálida ou azulada; 
  5. Náuseas e vômitos; 
  6. Idade acima de 80 anos;
  7. Criança muito sonolenta;
Tratamento

Ainda não há vacina disponível para o Coronavírus nem medicamento específico para seu tratamento. O principal para os casos leves é o tratamento sintomático e cuidados gerais como hidratação, alimentação equilibrada e repouso. Para os casos graves, o suporte respiratório em centro de referência é a medida mais adequada.

SAIBA MAIS

cuide-se!

Decretos municipais emitidos para contenção da pandemia

Decreto 94/2020

Decreta medidas de emergência de saúde pública tendo em vista o enfrentamento à ameaça de propagação no novo Coranavírus classificado como Pandemia, e já delcarado a situação de calamidade no Estado do Maranhão.

Decreto 93/2020

Declara situaçõ de emergência no Munícipio de Caxias e define ouras medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus.

Decreto 88/2020

Dispõe sobre as medidas para enfrentamento e fins de prevenção da transmissão decorrente do novo coronavírus (COVID-19), e dá outras providências.

Fique Ligado!

e lembre-se