A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), promoveu na última terça-feira (05) uma reunião, através da Coordenação do PDDE Interativo, objetivando esclarecer aos presidentes das unidades executoras (Uex) sobre as dúvidas que ainda tenham em relação à forma legal e funcional de utilizar os recursos advindos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O programa que consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos.

A SEMECT criou a coordenação do PDDE Interativo com a intenção de acompanhar e esclarecer aos presidentes das Uex como melhor investir o dinheiro recebido do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, assim, aplicar os recursos advindos dos programas.

A coordenação do PDDE Interativo realizou reunião com o objetivo de sanar dúvidas sobre os gastos de custeio e capital e como gerenciar corretamente esses gastos. Soyara Almeida, gestora da E.M. Trabalhosa, no 1º Distrito, e presidente do conselho, falou sobre o benefício da reunião. “É sempre bom os encontros do setor do PDDE, para que possamos ficar atentos aos prazos, pois o ano está findando e devemos prestar contas. Nós da E.M. Trabalhosa já compramos o que tínhamos que comprar e agora é reunir conselho e avaliar o que foi gasto para prestar contas”.

A reunião abordou diversos outros temas, como direcionamentos de investimento, qual a melhor forma de avaliar as necessidades das escolas, conhecer as demandas e saber planejar os gastos escolares, observando os procedimentos para não ficar inadimplente ou fazer investimentos desnecessários.

Segundo Fátima Arsem, diretora e presidente da unidade executora do C.E.I. Vila Arias, os recursos são muito úteis. “Nós já compramos impressoras, já fizemos gradeados para escola, já investimos em muitas coisas, compramos material para fazer horta e de construção. Outra coisa interessante foi que a secretária de Educação, Ana Célia Damasceno, colocou um contador para auxiliar aos presidentes dos conselhos no que tange à prestação de conta. Essa ideia foi ótima”, disse.

Como está se aproximando o fim do exercício das atividades do ano, é necessário apresentar as prestações de contas, junto com o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC-FNDE). A coordenação do PDDE conta com profissionais qualificados para atender aos responsáveis em gerir os recursos advindos do programa e orientar os presidentes das unidades Uex, como explica a coordenadora Leda Rodrigues.

“Nós estamos aqui para esclarecer as dúvidas e revisar o que for preciso para que todos possam atualizar todos os impostos que poderiam gerar multas no ano que vem. Com o apoio da secretária Ana Célia e o compromisso do prefeito Fábio Gentil para com a educação, hoje temos um contador que ajuda muito os presidentes dos conselhos. Nós estamos conseguindo regularizar no ano de 2019 praticamente todas as escolas, em tempo hábil nós estamos utilizando o recurso da melhor forma possível”, explicou a coordenadora.

A secretária de Educação, Profª Msc. Ana Célia Damasceno, falou sobre os ganhos que o município tem com uma equipe que gerencia corretamente os recursos.

“O prefeito Fábio Gentil é um gestor preocupado com a educação, ele nos proporciona realizar ações que nos fazem gerenciar o recurso de forma clara e eficaz, utilizando os mesmos da melhor maneira, como em rampa de acesso, material de limpeza, pequenos reparos, dentre outras benfeitorias. Hoje, praticamente todas as demandas necessárias conseguimos com os recursos do PDDE em nossas escolas. Reuniões como essas esclarecem e direcionam de maneira correta o conselho a conduzir melhor seus recursos”, afirmou a secretária da SEMECT.

Veja mais: