O Dia Mundial das Zoonoses, celebrado em 6 de julho, é a data em que o cientista francês Louis Pasteur administrou, pela primeira vez, com sucesso a vacina antirrábica por ele desenvolvida em um jovem que havia sido mordido por um cão.

As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são responsáveis por cerca de 2,4 bilhões de casos de doenças e 2,2 milhões de mortes por ano. Além disso, as zoonoses podem causar impactos econômicos, sociais e ambientais negativos, redução da biodiversidade e aumento da pobreza.

Em Caxias, a gestão municipal mantém a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no intuito de monitorar e impedir a propagação de doenças zoonóticas como a raiva, com a vacinação de cães e gatos, leptospirose, esquistossomose, febre maculosa e a leishmaniose visceral, com a realização de diagnóstico e encoleiramento de cães.

Maryanne Morais, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da UVZ, explicou sobre a transmissão das zoonoses. “As zoonoses são doenças transmissíveis entre humanos e animais, para que ela seja transmitida não é necessário que eu tenha apenas um animal, tem uma série de fatores que propiciam a transmissão dessas doenças, como o meio ambiente, as formas de cuidado com o lixo ou com os animais. As zoonoses são primariamente do ambiente silvestre, mas com a devastação da mata e as pessoas cada vez mais invadindo o habitat natural de animais silvestres, essas doenças estão se tornando doenças urbanas”, frisou.

A data é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do controle e do combate a essas doenças, por meio de ações integradas entre os setores de saúde humana, animal e ambiental, visto que há uma estreita interação entre homens e animais e a saúde humana e animal estão indissoluvelmente ligadas.

O coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Natanael dos Reis, ressaltou a estrutura da unidade para o enfrentamento das zoonoses. “Essa unidade é uma referência, não só para Caxias, mas para nove municípios da região, e até muito além disso, pois temos uma unidade que está a altura de demandas necessárias para o combate e controle aos agravos dentro do município de Caxias e fora dele”, disse.

Sergio Henrique, técnico em entomologia da UVZ, falou sobre o trabalho realizado no laboratório da unidade. “Nosso trabalho é fazer a investigação, levantamento e monitoramento de vetores de zoonoses e daqui partem direcionamento para ações de controle e combate dessas doenças no município”, finalizou.

Confira a reportagem: