Formação Interdisciplinar envolve profissionais das áreas de História e Língua Portuguesa

Com o tema “O lugar onde vivo: Caxias, Maranhão”, foi realizada uma Formação Interdisciplinar com professores de Língua Portuguesa e História da Rede Municipal de Educação. O objetivo foi ampliar o conhecimento e a reflexão sobre a história, a cultura e o patrimônio do município, fortalecendo a valorização da identidade local no ambiente escolar.

Jeane Guimarães, coordenadora de História da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, falou sobre o encontro. “Hoje nós estamos realizando um encontro formativo interdisciplinar entre Língua Portuguesa e História. A gente traz como temática para esse encontro o lugar em que vivo e trabalha muito a questão histórica, cultural, de patrimônio e de memória”, explicou.

Durante a formação, os educadores participaram de oficinas que abordaram temas como musicalidade relacionada à história local, crônicas, poemas, biografias, artigos de opinião e cultura popular. O palestrante Caio Cruz foi responsável pela oficina com temática de cultura popular e destacou os assuntos abordados. “Falamos um pouco sobre a nossa cultura popular, a história da nossa cidade, a partir dos sons e dos ritmos que a gente encontra aqui na nossa região e que muito engrandecem a nossa identidade caxiense”, disse.

A iniciativa buscou o desenvolvimento de práticas pedagógicas que aproximem os estudantes da realidade caxiense, incentivando o reconhecimento e a preservação das riquezas históricas e culturais da cidade. A professora de Português, Leiliane de Sousa, ressaltou a importância do encontro. “A gente sempre está fazendo essa conciliação com os professores de História, para debater o lugar onde vivo, que é um tema muito importante para a sociedade, além de discutir e levar para nossos alunos. Sempre tendo essa união entre todas as disciplinas, e está sendo um momento muito valioso”, contou.

“Essa junção da História com o Português é muito importante para mostrar um pouco do que Caxias tem, com os professores, com a educação e com o sistema educacional”, finalizou o professor de História, Diogo Richard.