O lançamento da campanha Maranhão Sem Queimadas foi realizado no auditório da Prefeitura de Caxias. O evento reuniu órgãos municipais e trabalhadores rurais com um objetivo claro: diminuir o índice de queimadas no município. A ação está sendo levada aos municípios pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Participaram da ação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Proteção Animal e a Secretaria de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, reforçando o trabalho conjunto entre Estado e Prefeitura para proteger o meio ambiente e a saúde da população.
“Este evento visa passar informação, e nós temos alguns produtores rurais para mitigar problemas com queimadas na zona rural. É o período em que as pessoas passam a fazer as queimadas de forma indiscriminada, e é o momento para elas terem este tipo de conhecimento, porque eles estão cometendo atos infracionais contra o meio ambiente”, ressalta Luciana Soares, secretária municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.
“Este ano, além do manejo e queima controlada, a gente trouxe a questão do licenciamento e cadastro ambiental rural, com capacitação para produtores rurais. Na zona rural, a gente tem muitas queimadas ou incêndios florestais. O monitoramento começa no mês de junho e vai até o final de novembro. Estamos recebendo equipamentos e vamos formar brigadistas para atuar próximo a áreas de proteção ambiental”, ressalta Erick Lima, coordenador de Meio Ambiente.
Na ocasião, profissionais e representantes do setor produtivo participaram de uma capacitação no auditório da Prefeitura e receberam equipamentos para combate a incêndios. A ideia é que esses participantes atuem como multiplicadores em todas as regiões de Caxias, levando orientação técnica e conscientização diretamente aos trabalhadores rurais. O foco é apresentar alternativas ao uso do fogo no manejo agrícola, evitar incêndios florestais e mostrar os riscos ambientais, econômicos e de saúde causados pelas queimadas. A campanha Maranhão Sem Queimadas segue como estratégia estadual para reduzir focos de calor e preservar os biomas, com Caxias assumindo papel ativo na mobilização do campo.
“O Programa Maranhão Sem Queimadas iniciou em 2020 com aproximadamente 10 municípios, e hoje estamos na 7ª edição, com mais de 142 municípios aderindo à campanha. O alcance que queremos fazer é aos 217 municípios. O Estado do Maranhão tem uma cultura de limpeza de área com queimadas, mas temos feito controle de focos de calor, e nossa equipe está levando essas informações para reduzir focos de calor no estado”, ressalta Luís Felipe, coordenador de Queimadas da SEMA.
“Ainda existem pessoas que cuidam das roças queimando. Eu concordo que seja tudo mecanizado. Esta palestra é para as pessoas que ainda utilizam as queimadas, porque a queimada faz muito mal ao planeta. As nossas famílias já contribuíram para isso, já vem do passado. E temos que começar agora a fazer o que nossos avós não fizeram. Esta futura geração vai sentir muitas consequências. O Agro tem suas vantagens, mas, por um lado, ele traz muita destruição, porque o nosso lençol freático é subterrâneo, e, se desmatar a nossa chapada, esse lençol subterrâneo some. Quem sobra somos nós”, destaca Lívia Mendes, representante da Associação de Moradores e Assentados do Povoado Brejinho.