O cuidado com a saúde mental foi pauta de uma atividade realizada com assistidos e colaboradores do Centro de Referência em Assistência Social do bairro Luiza Queiroz. A ação fez parte da campanha Setembro Amarelo, mês de valorização da vida, e buscou levar informações sobre saúde emocional e mental.

O supervisor do Centro de Referência da Assistência Social do bairro Luiza Queiroz, Ruan Melo, falou sobre o objetivo da iniciativa. “O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da vida delas, conscientizar que o mês de setembro é um mês totalmente dedicado à conscientização da saúde mental e a prevenção do suicídio, porque não falamos só de números, só de estatísticas, estamos falando de vidas e cada vida é importante”, frisou.


Na oportunidade, a comunidade participou de uma palestra com o tema “Para além do “estou bem”: Escuta, acolhimento e cuidado com a vida”, que teve como objetivo levar reflexão sobre a importância de reconhecer emoções e de buscar e oferecer apoio quando necessário.
Amanda Franco foi a psicóloga responsável pela ação. “É momento de diálogo, de conversa sobre saúde mental, sobre qualidade de vida, sobre autocuidado, porque é importante aprender a cuidar de si antes de cuidar do outro. Trazendo essa fala sobre a questão do suicídio, mas também o acolhimento, a empatia, que é importante o desenvolvimento dessas duas coisas, para que possamos lidar com essas situações”, frisou.


A ação integra uma as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa durante o Setembro Amarelo. A programação está sendo realizada em diferentes equipamentos sociais do município, levando informações e orientações sobre saúde mental.
“Eu acho que é um momento de acolhimento das pessoas, e às vezes tem muita gente que passa por momentos ruins e ninguém sabe. Muitas vezes, nesses momentos, as pessoas se abrem para mostrar o que estão sentindo”, finalizou a assistida, Maria de Fátima.







