A prefeitura de Caxias por meio do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ – realizou uma caminhada de mobilização social pelas ruas do centro da cidade. O principal motivo foi alertar as pessoas sobre o perigo do transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

O diretor do CCZ  em Caxias, Natanael dos Reis informou que esse é apenas o primeiro passo e a caminhada faz parte do calendário nacional do Ministério da Saúde. ” O Ministério da Saúde ele coloca para todo o Brasil, um planejamento de cem dias de atividades, no período de inverno, aonde o mosquito começa a proliferar, dentro desse projeto de cem dias, nós estamos aqui com o manisfesto nas ruas, pra chamar atenção da população, pra que se conscientize de que o mosquito é perigoso”

Natanael dos Reis – diretor do CCZ Caxias.

Durante o percurso foram entregues panfletos com um guia de informações básicas. Apesar de saber o que fazer em casa para eliminar o mosquito, a jovem Giulia Gabrielly gostou do lembrete ” Tirar água que ficam em vasilhas no quintal, limpar os cantos de casa tudo. Irei colocar em prática” completou Giulia.

Giulia Gabrielly – estudante.

A mobilização contou com praticamente 100% dos Agentes de Endemias da cidade; um verdadeiro exército na luta contra um inimigo que parece inofensivo. A caminhada contou com o apoio da prefeitura Municipal de Caxias, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Regional de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Educação, Guarda Municipal e o Centro de Controle de Zoonoses.