O carnaval passou. O ano novo se inaugura definitivamente, com ele a sensação real de que grandes desafios nos aguardam.E a quaresma é tempo oportuno para se meditar sobre esse momento o qual passa o Brasil, de inesgotável crise política e ruinosa economia, no que afeta diretamente os municípios. É nas cidades que a vida passa, bem ou mal, onde habitam os maiores problemas e também os mais comezinhos. E não há porção mágica de soluções à vista, é a criatividade de seus gestores que faz toda a diferença em exemplos de administrações bem sucedidas.

Fábio Gentil tem proferido reiteradamente para sua equipe de secretários, que sua missão como prefeito deseja ir muito além da responsável e obrigatória tarefa de administrador de folha de pagamento em dia. Eleito com uma margem técnica de apenas 1.212 votos de diferença percebe-se uma cidade dividida, uma matemática política equilibrada. Obteve maioria em 36 bairros e localidades contra 29 do seu adversário. Que tem ainda contra si a má vontade do governo estadual, que míope só enxerga a hostilidade provinciana, e a escassez de recursos federais.

Mas Fábio Gentil tem demonstrado espírito de gato com sete vidas. Acorda as cinco da matina passando tarefa aos seus auxiliares pelo whatsapp e não cessa o trabalho antes da meia-noite, atende ao povo com presteza, conversa diariamente com os vereadores e lideranças locais, nos finais de semana ainda sobra energia para visitar a zona rural. É uma maratona puxada de tirar o fôlego de qualquer ser mortal, o dia a dia do prefeito é exaustivo, abrange os mínimos pormenores.

Com a aproximação dos cem dias de governo é chegado o momento de elaborar e por em andamento os projetos que provocarão o salto de qualidade da cidade, tão desejado pela população e o que também aumentará o cordão político do prefeito para enfrentar futuras tempestades. Com as contas já equilibradas e a previsão de receitas consolidadas é bom se calcular a margem que se pode investir na cidade com recursos próprios, a partir daí planejar minuciosamente as ações de cada secretaria, com base real no programa de governo inscrito que foi no TRE. Ou é assim, ou a máquina de moer gente nos devora.

Renato Meneses
Poeta