O dia mundial da água, 22 de março é lembrado em Caxias com uma semana inteira de atividades educativas e informativas, promovida pela Coordenação Municipal de Vigilância em Saúde em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Coordenação da Estratégia em Saúde da Família do município, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e outros órgãos municipais. A solenidade de abertura foi realizada na manhã desta segunda (20), no auditório do CCZ e teve a participação dos secretários municipais, de governo, agricultura e pesca, educação, mulher, meio ambiente e defesa civil, segurança pública, cultura e saúde; Vigilância Sanitária, Programa Saúde na Escola e Coordenação Estratégia de Saúde da Família.

O público era formado por agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem da ESF, que por toda a semana receberão informações indispensáveis relacionadas aos cuidados com a água, prevenção de doenças ligadas ao consumo de água inadequada para consumo humano.  Após a fala das autoridades convidadas aconteceu a apresentação do balé “Rosa Menina” da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

O Instituto de Ações Sócio Ambientais (INASA), também está participando com vários projetos relacionados a resíduos sólidos e resíduos líquidos que serão apresentados, com destaque para o manuseio do óleo de cozinha. A secretária municipal de saúde Dra. Socorro Melo destacou a importância da data alusiva: “Nós procuramos fazer um evento pra divulgar e capacitar os agentes, os nossos servidores, para que eles possam chegar nas residências, com muito mais informações de como melhorar a qualidade da nossa água, que é fundamental e é isso que estamos abordando aqui” concluiu a secretária.

O diretor do CCZ – Caxias, Natanael dos Reis, lembrou: “Nós temos um exército que visita os nossos domicílios; nós aqui estamos falando dos resíduos de água e até onde isso pode ser prejudicial à nossa saúde” frisou. A Coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental do município, Michelle Melo, informou que o evento é pioneiro no município e destacou que foi criado um núcleo de educação em saúde ambiental  para implementação de medidas socioeducativas,  de modo a orientar a população e a área tecnica da rede de atendimento do SUS,  informar sobre os critérios utilizados para verificar as condições de potabilidade da água e minimizar os riscos em relação às doenças intrinsecamente ligadas ao consumo de água. Informou que o setor dispõe de 02 laboratórios, sendo 01 de microbiologia e 01 físico-químico com a finalidade de analisar a água para o consumo humano de acordo com os padrões previstos na portaria n° 2914 do Ministério da Saúde e que, a semana do dia mundial da água, trará uma série de conhecimentos que serão difundidos por profissionais que lidam com a saúde humana.

Quero aqui agradecer a presença de todos, em especial, a secretária de saúde Dra. Socorro Melo, que não mediu esforços para a realização do evento” destacou a coordenadora. Durante a semana, os acadêmicos do curso de enfermagem do CESC-UEMA,  também participarão do evento. A coordenação de vigilância em saúde ambiental funciona anexo ao antigo Hospital Sinhá Castelo, de 08h às 12h e das 14h às 18h.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,