Profissionais que atuam nas cidades da microrregião de saúde de Caxias, participaram na manhã desta quarta feira (22), no auditório da Faculdade do Vale do Itapecurú (FAI), da solenidade de abertura nacional dos cursos  de pós-graduação do hospital paulista Sírio-Libanês, que é um centro de referência internacional em saúde.
Além dos especializandos e os facilitadores locais, o evento teve a presença da gestora de aprendizagem do sírio-libanês Lara Paixão, da gestora regional de saúde de Caxias, Alzira Bastos; Claudiana Miranda representando a Secretaria de Estado da Saúde; além do  secretário de governo do município Catulé Júnior, a secretária municipal de saúde Socorro Melo e o vice prefeito Paulo Marinho Júnior. Simultaneamente, 118 cidades brasileiras participaram da solenidade por meio de vídeo conferência direto do referido hospital em São Paulo, com participação do ministério da saúde.
No Maranhão, só a região de Caxias está participando das espacializações que vão acontecer ao longo de 10 meses com carga horária de 420hs. Serão trabalhadas 05 especializações, e os cursos estão acontecendo em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municiais de Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O apoio local, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias foi fundamental para que tudo pudesse acontecer.
O coordenador da atenção primária em saúde de Caxias e facilitador das aulas de espacialização, Rubenilson Luna, disse que nos cursos, serão abordados temas da área de trabalho dos profissionais que atuam nos municípios que compõe a rede local, e que, certamente será um ganho na qualidade desses trabalhadores.
O Enfermeiro Dhonny Lima é um  dos especializandos, e disse estar muito feliz com a oportunidade “O curso de especialização certamente, vai contribuir muito  com a nossa formação profissional, resultando assim, na melhor qualidade dos serviços aos usuários do SUS” concluiu.
A gestora de aprendizagem do Hospital Sírio-Libanês, Lara Paixão disse: “Eles aqui vão ter participação ativa, e trabalharão projetos aplicativos, que vão intervir na realidade de onde ele  atuam , essa parceria é importante, Caxias é sede dos cursos na região, e o município esta nos abrindo as portas, dando toda a logística, e fornecimento de materiais necessários” destacou Lara.

Drª Socorro Melo “os profissionais de saúde que atuam em nossa região estão estão diante de uma oportunidade de qualificação de alto nível. O Hospital Sírio-Libanes é referência, e Caxias ganha muito com isso, pois o resultado será uma prestação de serviço com mais qualidade” frisou a secretária.

O vice-prefeito Paulo Marinho Junior disse que “Caxias esta hoje aqui como pólo regional destas especializações, e nós , disponibilizamos todo o apoio necessário por parte do município, para a realização deste evento,  tudo que vier pra resultar em benefícios a saúde do nosso povo, estaremos a disposição para colaborar” concluiu!

Em todo o Brasil, cerca de 40.000 profissionais de saúde foram inscritos nas espacializações.