A reunião aconteceu na manhã da última sexta-feira (24/03) no prédio da coordenação da atenção primária e vigilância na saúde em Caxias e contou com a presença dos membros da comissão Inter gestores de saúde dos municípios da região de Caxias que é composta pelas cidades de Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter e visa tratar de assuntos referentes a melhorias no atendimento médico em diversas áreas.

Em pauta, as Redes de Atenção à saúde que são Rede Cegonha, Atenção de pessoas com deficiência, Crônicos, Urgência e Emergência e Psicossocial. “Hoje a CIR da nossa regional está se reunindo para debater essa questão das ‘redes’. O SUS cada vez mais está se aprimorando e evoluindo, para que tudo fique mais simplificado e consiga dar uma atenção e atendimento melhor para o povo. Questão de dividir recursos por blocos para tentar simplificar, fazendo que cada município tenha a sua autonomia” disse a secretária municipal de Saúde e coordenadora da comissão, Dra. Socorro Melo.

O Estado do Maranhão tem a segunda menor per capita do país, por consequência disso, tem o segundo menor recurso repassado do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde, e o que é repassado para cada município também é pouco. “Tudo que for decidido aqui, nós iremos levar para a comissão Inter gestores bipartite – CIB, onde iremos homologar o que foi decidido aqui para dar o conhecimento, mas nós temos o poder de decisão, e é isso que o estado reforça, nós vamos decidir o que é melhor para a gente” completou a secretária.