Todas as escolas da rede municipal de ensino, do programa Mais Educação, realizaram no último final de semana atividades lúdicas e artísticas em defesa do bioma Cerrado. O tema está sendo trabalhado nacionalmente pela Igreja Católica em sua mensagem especial sobre fraternidade.

A feira realizada dentro do ambiente escola teve por objetivo mobilizar a comunidade em volta da escola, no sentido de conscientizar o maior número de pessoas sobre a preservação do meio ambiente. O tema bioma também abrangeu a feira de Português e Matemática em algumas escolas, como explica a gestora de uma das unidades que envolvem educação infantil e fundamental I.

O objetivo é mostrar para as crianças o bioma Cerrado e a preservação do nosso planeta. Foi também o momento da feira de Português e Matemática, foram apresentados slides sobre o tema, danças, falamos sobre a história do Cerrado, tivemos também a participação dos pais, professores, mediadores e facilitadores do programa Mais Educação” resume a gestora Fracinalda Santos Vieira, da escola comunitária Educandário Eva Silva Magalhães.

Estudantes do Ensino Fundamental também apresentaram trabalhos, apresentaram coreografias, além dos trabalhos expostos lembrando o Cerrado. Com um trabalho mais bonito que o outro, as unidades de ensino, envolveram gestores, professores, orientadores, facilitadores e estudante  na construção maquetes, desenhos, cartazes, pinturas e muitas outras elaborações artísticas, lindas e belas, tendo como meta a conscientização para um mundo com mais sustentabilidade. A U.I.M Marcelo Tadeu e Antenor Gomes Viana Júnior, são alguns dos exemplos de escolas que desenvolveram as atividades. A unidade do Antenor Viana trabalhou a ideia de escolas sustentáveis.

O programa Mais Educação é coordenado no município de Caxias-MA pela professora Dalva Maciel que acompanhou algumas das ações da feira. O Prefeito Fábio Gentil fez questão de visitar a U.E.M Santos Dumont; na unidade de ensino, cumprimentou estudantes, gestores e professores e os parabenizou pelo trabalho realizado.

O Mais Educação difunde vários aspectos. O mais importante é que ele adentre à vida da criança para contribuir com o desenvolvimento do nosso município. A conscientização sobre a preservação do meio ambiente como é o caso do Cerrado é muito importante, mas isso vai repercutir em vários aspectos da vida da criança, pois ela será uma multiplicadora dessas ações em casa” ressaltou o Prefeito de Caxias-MA.

Confira mais fotos: