A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM) com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Secretaria Adjunta de Limpeza Pública, reuniram mais 100 mulheres que realizam a limpeza das ruas da cidade de Caxias-MA para uma homenagem especial, no Ginásio de Esportes Governador João Castelo, na manhã desta quarta-feira (10/05).

O momento é alusivo ao dia das mães, que será comemorado no próximo dia 14 de maio. Dentre as homenageadas está dona Maria do Socorro de 62 anos, que há 25 trabalha na limpeza pública e reside na Vila São José onde mora com seus quatro filhos. E, também, dona Roseane Rodrigues que reside no Bairro Volta Redonda, e há cinco trabalha a serviço da sociedade caxiense.

A cidade depende da gente. É uma função muito importante, a gente limpa a cidade. É saúde. Tenho 25 anos de trabalho e foi aqui que eu criei meus filhos com muito orgulho. Uma amiga entrou e depois conseguiu que eu trabalhasse com ela. Hoje eu trabalho no meu bairro mesmo, na Volta Redonda”, disse Maria do Socorro, Garí.

São muitas mulheres. Nós somos animadas, acho que eu sou uma das mais animadas da turma. Sempre alegre, sempre sorrindo, eu sempre fui assim, graças a Deus. Os meus filhos já estão todos criados. Eles moram com o pai deles. A minha mensagem é que as mães sejam felizes, seguir a vida e ter fé em Deus”, acrescentou Roseane Rodrigues, Garí.

De acordo com secretário Municipal de Infraestrutura, atualmente o município conta com 312 Garís, sendo 110 mulheres. Um dos benefícios para os trabalhadores da limpeza pública municipal, neste início de gestão, foi torna-los funcionários públicos municipais ligados à Prefeitura de Caxias. Até então, todos faziam parte de uma cooperativa, o que preocupava cada trabalhador e trabalhadora.

Meus parabéns a todas as mulheres, as ‘Margaridas’ que fazem o serviço bem cedinho. Que Deus as ilumine. São elas quem fazem a limpeza da cidade. Elas merecem o nosso reconhecimento. Eu parabenizo de coração todas as mulheres Garis, todas as ‘Margaridas’, todas as mães”, homenageou Ana Célia Damasceno, Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Nem de longe elas imaginam a importância que elas têm para o Município de Caxias, na limpeza, na saúde preventiva. Estamos nos esforçando para oferecer melhores condições de trabalho a cada uma delas. A homenagem sobre o dia das mães, mas para nós, que estamos todos os dias com elas, todos os dias é uma comemoração diferente. Uma das ações que tomamos logo que iniciamos a gestão, foi conversar com os Garis. Havia uma insatisfação muito grande com a cooperativa, que não atendia as expectativas deles e o ambiente de trabalho não era muito propício. De imediato nós identificamos isto, o prefeito Fábio Gentil, trouxe de volta elas para dentro de casa”, explicou Murilo Novais, Secretário Municipal de Infraestrutura.

As “Margaridas” como são chamadas carinhosamente as mulheres da limpeza, durante a homenagem participaram de uma ginástica laboral e café da manhã com produtos fornecidos pela Secretaria Municipal de Agricultura; passaram por teste de glicemia e aferição de pressão arterial, além de participarem de sorteios de presentes, que foram doados por empresas parceiras. Não apenas esta, mas outras ações voltadas para as mães, principalmente as ‘Margaridas’ ainda serão realizadas neste mês.

A gente trabalha com os direitos da mulher, tentado levantar a autoestima da mulher, e nada melhor do que homenagear as nossas Garis, que deixam a nossa cidade mais limpa, bonita como a gente ver hoje, são mais de 100 Garis; a Secretaria ainda vai fazer mais alguns momentos do mês das mães”, explicou Taniery Cantalice, secretária Municipal da SMPPM.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: