Na última quinta-feira (25/05), o 2º BPM realizou uma solenidade de passagem de comando. Após trabalho desenvolvido no município de Caxias-MA, deixou o comando o Cel. Ruy, e assumiu o Tenente Cel Márcio Silva, que atuava como comandante da Segurança Comunitária em São Luís – MA, capital do Estado.

Prefeito Fábio Gentil e Márcio Silva, novo comandante do 2º BPM

Diversas autoridades municipais, o Prefeito de Caxias Fábio Gentil e prefeitos da região, além de secretários municipais, autoridades civis, militares e judiciárias compareceram à solenidade para prestigiar a investidura do novo comandante do cargo.

Estivemos prestigiando esta passagem de comando, dando para ele a garantia da necessidade da parceria do poder público municipal com o poder público estadual do Maranhão. Só através dessa parceria que envolve a sociedade de Caxias-MA é que a gente pode coibir, diminuir e porque não dizer, acabar com todos os crimes e assaltos que acontecem em nosso município. Nós sabemos que a segurança pública é competência do governo do Estado, mas também é um dever nosso enquanto cidadãos. A Prefeitura Municipal não pode ficar distante, viemos aqui prestar a nossa solidariedade e tranquilidade, e colocar o município a disposição da Polícia Militar para que a gente possa dar segurança para à sociedade caxiense dentro daquilo que pudermos apresentar”, lembrou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias-MA.

O novo comandante, está há 23 anos na Polícia Militar do Maranhão. Já passou por Imperatriz, onde trabalhou na Cavalaria e também esteve à frente do comando Itinerante da Polícia Militar na região do Alto Turí, combatendo situações de assaltos e roubos e outras atividades delituosas.

Em Caxias-MA, já está em execução um plano estratégico, a princípio de tomada de conhecimento da realidade regional pelo novo comandante, para em seguida, ações sejam implementadas. Neste primeiro momento, ações planejadas já estão sendo pensadas em parceria com outras instituições de segurança. O novo comandante também pede o apoio da comunidade durante a sua missão à frente de uma das mais importantes regiões do Maranhão. O 2º BPM também responde por mais cinco cidades da região dos cocais.

Com certeza é um desafio está assumindo o 2º BPM. É uma oportunidade que me está sendo confiada pela Secretaria de Segurança e com o apoio do Governo do Estado esperamos desenvolver um bom trabalho. Temos observado que o número de assaltos tem crescido na região. Estamos querendo fazer algumas ações para inibir essas ações, justamente porque estamos em uma divisa com outro Estado, o Piauí, por exemplo. As pessoas roubam carros e vão para outros municípios para realizar desmanches. Então a primeira ação é fazer uma parceria com os órgãos de segurança, com Blitzen educativas, e, ao mesmo tempo, Blitzen operacionais neste sentido, em busca de armas e drogas, além de veículos roubados. Os veículos roubados resultam na principal causa de assaltos ao comércio e as residências. Vamos fazer uma limpeza com o apoio de outras instituições. Nós contamos com o apoio da comunidade para que a gente possa desenvolver um bom trabalho nesta região”, disse Márcio Silva, novo comandante do 2º BPM.