No último final de semana sábado (27/05) e domingo (28/05), Caxias sediou o Salão Virtual Internacional de Artes e Literatura com o tema “A questão da pós-verdade e suas consequências danosas à ética individual e coletiva do mundo atual globalizado”. O Salão foi transmitido ao vivo pela Fan Page do evento no Facebook: www.facebook.com/salãovirtualinternacionaldearteseliteratura. Artistas de Caxias, do Maranhão, do Amazonas, do Piauí, Rio de Janeiro, Paraguai, Tunísia, México interagiram por meio das suas produções artísticas e culturais. O evento, realizado no Palco Físico da Academia Caxiense de Letras, começou as 09h50min e seguiu até as 12h00 com transmissão ao vivo realizada pela Criativo Comunicação, empresa caxiense que abraçou o desafio de difundir um evento internacional.

Neste momento senhoras e senhores, nós estamos conectados e nos tornando uma nova tribo. Uma nova tribo que usa a arte e a cultura para integrar diferentes linguagens, diferentes nacionalidades, diferentes idiomas. Nós precisamos fazer uma pauta positiva para o mundo. Nós vivemos num mundo de muitos altos e baixos, de crise econômica e política; nós precisamos criar uma agenda positiva, e eu acredito na sensibilidade dos artistas. Então, neste momento, estamos unindo as pessoas”, lembrou Gilvaldo Quinzeiro, idealizador e organizador do Salão Virtual Internacional de Artes e Literatura.

No palco físico passaram nomes da música caxiense, como: Gabriel Vieira, Carloman Rocha, Marechal, Jhony Casa Nova, Isaac Souza e Felipe Bittencourt, Antônio Cruz, Walter Santer, Chico Beleza, além de Louro Seixas de São Luís que se apresentou junto com os artistas caxienses. Pelo palco físico ainda passaram, Luís de Carlos com sua performance teatral – O Mendigo e o Imperador, Academia de dança Wilson Guilard, Grupo de Dança Infaction, e os poetas Wibson Carvalho declamando – Canção do Exílio de Antônio Gonçalves Dias; Renato Meneses que declamou – Ainda uma vez adeus, também de Antônio Gonçalves Dias e o poeta Carvalho Júnior, que lançou o livro “No alto da ladeira de pedra”.

“Isso é Caxias! Nessa amostra em que apresentamos as diversas linguagens artísticas e criativas. Aliás, o nome de Caxias vem de uma criação, culturalmente natural, advém da nossa criação moral. Aqui em Caxias, o seu solo pariu uma infinidade de palmáceas, dentre elas o Babaçu, que dá flores e frutos em cachos, daí o nome de Caxias. Uma realidade na alimentação em seu cunho natural. Mas Caxias nos dá também uma alimentação cultural, e o mais ilustre de todos os caxienses daquelas gerações passadas, amou tanto essa terra, sendo este, Antônio Gonçalves Dias”, destacou Wibson Carvalho, poeta caxiense, ao falar sobre a origem do nome de Caxias e ao destacar o poeta referência para a cidade, Gonçalves Dias.

“Um prazer muito grande participar de um evento como esse. Muito importante para a cultura local e para os artistas”, disse Chico Beleza, cantor caxiense.

“É um prazer imenso participar pela primeira vez deste evento que tem uma importância magnífica, que tem uma relevância muito legal para toda arte maranhense e brasileira”, ressaltou Jhony Casa Nova, cantor caxiense.

No palco virtual alguns nomes importantes da música nordestina: Marcos Boa Fé, Carlinhos Veloz, Erasmo Dibell, Beto Pereira, Antônio Pereira Cantor, George Gomes e Banda e Chiquinho França. Ribamar Rodrigues de Caxias apresentou no palco virtual um texto “Do Escambo à Bala”, retratando a situação dos índios que ainda na atualidade não recebem o respeito devido. Estes artistas enviaram vídeos que foram publicados na página do evento e estão disponíveis para acesso.

No dia 28, domingo, os escritores, poetas, pintores e fotógrafos compartilharam seus trabalhos. O salão vai disponibilizar a cada participante um e-book com a contribuição dos participantes, além de certificados.

O Salão Virtual Internacional de Artes e Literatura, que é um encontro multicultural, multilíngue, de caráter pacifista e humanista, está em sua segunda edição. O principal objetivo do evento é promover o intercâmbio entre artistas de diferentes culturas, linguagens artísticas e nacionalidades proporcionando através do uso da rede mundial de computadores o compartilhamento de ideias e produções culturais quer seja em forma de textos, quer seja em forma de vídeos e fotografias.

“Sou Alina Velazco Ramos, quero fazer uma grande saudação e agradecimento enorme a todos os participantes deste evento um abraço de poesia”, disse uma das organizadoras do evento que estava no México.

O evento foi uma realização do Movimento Abraçarte Caxias, e contou com apoio da Academia Caxiense de Letras, Primograf – Gráfica e Comunicação, Criativo Comunicação, Casa Nova Stúdio e da Prefeitura de Caxias. Fizeram parte da comissão organizadora: Gilvaldo Quinzeiro, Cunha e Silva, Renato Meneses, Julimar Silva, Luís de Carlos, Oriel Silva, Marechal, Carloman Rocha, Antônio Luís (Brasil), Chico Ramos, Alina Velazco-Ramos, Irma Rodrigues (México), Hugo Pereira (Paraguai).

Confira fotos de mais artistas que se apresentaram: