Teve início na noite da última quarta-feira (21/06) no auditório do Colégio Antônio Rodrigues Bayma, a “I Semana de Promoção, Segurança e Qualidade de Vida dos Trabalhadores da Saúde de Caxias”.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, CEREST Regional, UEMA e FAPEMA e contempla palestras, apresentação de trabalhos científicos e premiações.

Na solenidade de abertura estiveram presentes trabalhadores, palestrantes, autoridades municipais e a equipe completa do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Após a execução do hino nacional, o cantor caxiense Johnny Casa Nova realizou apresentação artística.

O secretário de governo, que Catulé Júnior, representando o prefeito Fábio Gentil, falou sobre a importância do evento como ferramenta na prevenção das doenças ocupacionais zelando pela saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

A secretária municipal de saúde, Dra. Socorro Melo, frisou que o evento faz parte das ações do município em prol da saúde: “O trabalhador faz parte de uma grande fatia de usuários do SUS sendo uma das nossas prioridades; estamos desenvolvendo diretrizes e protocolos para fazer com que os agravos da saúde sejam notificados, e aqui, nestes três dias de palestras, eles terão acesso a informações importantes sobre segurança, promoção e qualidade de vida” concluiu, Dra. Socorro Melo, secretária municipal de saúde.

A palestra de abertura com o tema: “Política de Saúde do Trabalhador”, foi ministrada pelo superintendente de Vigilância Sanitária do Maranhão, Edmilson Diniz. Em seguida, a palestra: “Interfase da Política Nacional de Saúde do Trabalhador”, realizada por Roque Veiga do Ministério da Saúde, que ministrou também na manhã da última quinta-feira (22/06) a palestra “Política Nacional de Saúde do Trabalhador”. Elgiane Lago, membro do Conselho Nacional de Saúde, falou sobre o “Controle Social, e a Saúde do Trabalhador”.

O evento contou ainda com as palestras da Dra. Ana Claudia Scarpim, fisioterapeuta do Ministério do Trabalho; Dr. Samuel Pereira, especialista em Direito do Trabalho e Braz Milanez, Mestre em enfermagem pela UFPI.

Eliel dos Santos, coordenador do CEREST regional Caxias, lembra que o Centro está comemorando nove anos de atividades e abrange 48 municípios. Sobre a semana do trabalhador, o coordenador disse que: “O objetivo aqui é disseminar estas informações, esperamos que os trabalhadores possam aprofundar os conhecimentos e melhorarem a qualidade do seu trabalho”, finaliza Eliel dos Santos, coordenador do CEREST regional Caxias.

As atividades serão encerradas hoje (23/06).

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

 

 

Palavras chaves: , , , ,