A secretária Municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, e o vice-prefeito, Paulo Marinho Júnior, estiveram em São Luís participando no auditório da FIEMA de um evento importante com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e secretários municipais e prefeitos de outros 83 municípios do Maranhão.

Vice-prefeito de Caxias, Paulo Júnior e secretária de Saúde, Dr. Socorro Melo acompanhados do ministro da Saúde, Ricardo Barros

Na ocasião, foram abordados assuntos relacionados a saúde das cidades maranhenses.

Durante o evento, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou que R$ 20 milhões serão destinados ao custeio de serviços de alta complexidade e outros R$ 20 milhões para a atenção básica, que inclui o Programa Saúde da Família, para os agentes comunitários de saúde e equipes de saúde bucal do Maranhão.

“Estamos lançando um programa que vai informatizar a saúde no Brasil, exigindo a permanência de todos os profissionais na Unidade Básica de Saúde. Com R$ 22,1 milhões, vamos qualificar ampliar e fortalecer os serviços de atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando 84 municípios aqui do Maranhão”, destacou Ricardo Barros, ministro da Saúde.

A secretária Municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, destacou a importância do encontro.

secretária de Saúde, Dra. Socorro Melo e superintendente da Atenção Primária da Saúde, Dra. Silvia

“Percebi aqui a preocupação do ministro com a atenção primária, dando diretrizes para que o atendimento se faça desde as UBS’s até os exames nos hospitais, tudo interligado ao Ministério da Saúde, numa ação eficaz e informatizada. A meu ver, sua vinda a São Luís com a convocação dos prefeitos e secretários municipais de saúde, proporcionou uma aproximação maior entre o Ministério e os municípios, sendo que com relação a Caxias, o ministro determinou que sua assessoria verificasse as pendências de demandas referentes a saúde do nosso município”, ressaltou a secretária Municipal de Saúde.

Ainda na capital maranhense, em alinhamento com a superintendente da Atenção Primária da Saúde, Dra. Silvia, a secretária Dra. Socorro Melo tratou sobre o processo de expansão da Planificação do atendimento em saúde nas UBS’s de Caxias e no CEAMI.

Secretária de Saúde, Socorro Melo e a coordenadora do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas em Saúde, Dra. Marielza

A secretária esteve ainda com a Coordenação Geral de Saúde da Criança, Aleitamento Materno e estratégia Qualíneo, como também com a coordenadora do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas em Saúde, Dra. Marielza, onde houve a assinatura do termo de adesão e compromisso do município de Caxias em relação à Maternidade Carmosina Coutinho.

No encontro, os gestores municipais de Saúde apresentaram ao ministro os pleitos mais importantes de suas cidades e destacaram propostas para soluções dos problemas relativos principalmente às ações executadas com recursos federais.

Palavras chaves: , , , ,