O domingo amanheceu com chuva na cidade de Caxias, mas os feirantes, confiantes, já haviam instalado as barracas e estavam à espera do público, que compareceu assim que a chuva acalmou.

O clima frio ajudou e a 3ª edição da feirinha da gente recebeu um grande número de clientes, como Elaine Lima e Ana Maria.

“Acho que é uma oportunidade de difundir a literatura no meio caxiense. É um espaço agradável, tem música, muita gente, é uma forma de mostrar a diversidade. Alí tem flores, artesanato, estou gostando”, afirmou Elaine Lima, estudante.

“Eu achei uma boa ideia, porque juntou produtos da agricultura, misturou com artesanato. Era uma parte do Centro que estava desativada, eu gostei da ideia. Tem tudo para dá certo, é uma questão de hábito. Daqui a pouco as pessoas vão está acostumadas, e elas vão vir com frequência com certeza”, ressalta Ana Maria, consumidora.

Os feirantes, mais uma vez, capricharam na organização e na oferta de uma variedade em produtos, seja da agricultura familiar, culinária, bijuterias ou mesmo artesanato. O artesão Abenilson Dias e Shirley de Miranda são exemplos de pessoas que encontraram na Feirinha uma oportunidade tanto de difundir a produção, como também, uma fonte de renda.

“A gente trabalha com espetinho feito na hora, temos a vinagrete, espetinho de porco e de boi, a maria isabel. Quero agradecer ao prefeito, o nosso espaço está maravilhoso, eu estava desempregada, agora tenho a minha venda aos domingos, só tenho a agradecer”, agradece Shirley de Miranda, feirante.

“Depois de fraturar o braço, eu jogava caça palavras, e, cansado de buscar resposta nas palavras fui para as telas. Acabei descobrindo um talento adorável. Muitos têm, mas não conheceram ainda. Para mim foi muito bom, eu descobrir que sabia fazer telas. Eu já tinha conhecimento das cores primárias, achei bonito. É a segunda vez que estou expondo, o espaço é bom”, ressalta Abenilson Dias, artesão, que levou para o espaço da Feirinha várias telas pintadas na garagem de casa.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e a primeira dama e secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Letícia Mabel, levaram os filhos para tomar café da manhã no novo ponto turístico da cidade em que se transformou a Praça Vespasiano Ramos, a Praça da Igreja de São Benedito.

“É uma satisfação está participando da Feirinha. É a primeira vez que trago meus filhos e eles estão adorando, a brincadeira está muito boa. É muito bom para os nossos artesãos, os nossos feirantes, é uma renda extra para as famílias. Quero parabenizar o prefeito pela iniciativa e convidar a todos vocês de casa para participar todos os domingos. Venham comprar na mão dos nossos feirantes, venham conhecer e aproveitar o domingo”, disse Letícia Mabel, primeira dama e secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Essa é a demonstração de que a cidade precisa inovar. A ideia da feirinha é o lugar para a gente trazer a família, criar uma economia informal de modo organizado. A gente percebe que a Feirinha, pelo terceiro domingo consecutivo, as pessoas têm vindo gradativamente e o espaço é um sucesso. Quem vem à cidade de Caxias tem um local para frequentar, e as pessoas que têm sua barraca, têm um espaço para incrementar sua renda. Fico satisfeito porque eu percebo que o espaço da Feirinha pegou e a tendência é crescer cada vez mais. A nossa felicidade é ver a alegria estampada no rosto de cada caxiense. Eu fui parado por várias pessoas pedindo uma oportunidade de colocar uma barraca também, isso mostra que a credibilidade voltou a Caxias” destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Em menos de um mês, os caxienses estão descobrindo o potencial da diversidade das manifestações culturais da cidade. A Feirinha da Gente, lançada oficialmente em 23 de julho, é um trabalho conjunto da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Adjunta de Turismo, que agora colhe os frutos de uma ampla mobilização que envolve outras secretarias municipais como: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, além do apoio do SEBRAE.

“É muito gratificante ver que a Feirinha está dando certo, que todo domingo vai ter a Feirinha, que está gerando renda para as pessoas que estão vendendo e expondo seus produtos. A gente fica feliz em perceber que o prefeito está fazendo o que é correto, cuidando das pessoas e fazendo com que nossos caxienses tenham um ponto aos domingos para venderem seus produtos. Tinham muitas pessoas que não conheciam esses produtos. A gente já tem uma lista de espera de pessoas querendo expor, estamos querendo expandir mais a Feirinha, espero que consigamos para que possamos colocar todas essas pessoas que querem ter essa oportunidade. Vamos abrir também o Centro de Artesanato da Secretaria da Mulher, que é o único Centro de Artesanato que tem em Caxias para está expondo toda semana”, explicou Taniery Cantalice, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

“Estou muito feliz em ver que o caxiense veio prestigiar, que a família caxiense veio prestigiar, todo domingo as pessoas estão aqui em peso. Hoje mesmo, com chuva, as pessoas saíram de casa e veio visitar a Feirinha. A gente percebe que as pessoas estão ficando mais tempo. Nós já temos mais opções de comidas, sarapatel, baião de dois, e muitas outras opções. Então a gente convida a família caxiense para vir tomar café conosco, almoçar, adquirir produtos direto da zona rural, do agricultor familiar, adquirir peças de artesanato, em fim, tem uma infinidade de produtos que você pode adquirir a preços diferenciados. Todos estão convidados”, convidou Fernando Santos, secretário Adjunto de Turismo de Caxias.

No último domingo, dia 06 de agosto, o prefeito Fábio Gentil completou 47 anos de vida, e um ano do lançamento da campanha que resultou na sua eleição. Os parabéns e o corte do bolo ocorreram na Ferinha da Gente. O primeiro pedaço do bolo foi oferecido à primeira-dama, Letícia Mabel, e o segundo para a ex-prefeita, Márcia Marinho, que também prestigiou o momento festivo.

“Quero dá os parabéns ao Fábio, nosso prefeito. Deus dá a oportunidade e como missão a gente tem que cumprir. É bem verdade que o início da administração dele foi muito difícil. Temos que entender como ele recebeu a cidade. Uma cidade totalmente desorganizada, suja, a autoestima da população muita em baixa. Hoje é um recomeço e eu me sinto como cidadã caxiense, livre. Nós moramos numa cidade que é de todos nós. A cidade é de todos os caxienses”, disse Márcia Marinho, ex-prefeita de Caxias.

É uma data especial, parabéns ao Fábio! Ele é uma pessoa humana, é uma pessoa humilde. É uma enorme satisfação receber este pedaço de bolo. Eu estou aqui para contribuir com ele para ajudá-lo a melhorar a vida das pessoas, a vida das famílias caxienses” parabenizou Letícia Mabel, secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Quero agradecer a família que eu tenho que é a base de tudo. Deus me deu o maior presente que foi o direito de administrar a cidade que eu tanto amo. Ano passado a gente começava a trilhar, justamente neste dia, o lançamento da nossa candidatura em uma convenção. Nós colocávamos o nosso nome para que o povo pudesse analisar. Com a graça de Deus, nós fomos abençoados com o direito de administrar Caxias por quatro anos. E agora cabe a mim fazer o povo sorrir. A cada lugar que eu ando e eu vejo a alegria estampada no rosto das pessoas, eu percebo que estou no caminho certo e percebo que Deus fez o melhor. Tenho certeza que gradativamente nós vamos colher os melhores frutos, porque em sete meses nós plantamos as melhores sementes. O que Deus fez conosco, será uma forma que eu tenho de retribuir ao povo de Caxias, com a minha dedicação, com trabalho e com o amor que eu tenho por esta cidade para que Caxias possa voltar a ser a “Princesa do Sertão”, expressou  Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O grupo de dança do projeto Mãos Amigas apresentou o Carimbó ao público presente. A atração musical ficou por conta da Edição do Forró. A Feirinha da Gente acontece todos os domingos das 08h da manhã às 15h.

Confira mais fotos da ocasião:

 

Palavras chaves: , , , ,