O dia 10 de agosto foi marcado pela celebração dos 194 anos de nascimento do poeta caxiense Antônio Gonçalves Dias, símbolo do romantismo brasileiro.

“Hoje é aniversário do maior poeta da língua portuguesa, depois de 194 anos, por ser imortal, sua obra me permite dizer versos. Ele inaugurou a brasilidade na literatura. Até então, a nossa literatura era portuguesa, e Gonçalves Dias ele instaurou a brasilidade na literatura, e o poema símbolo disso é Canção do Exílio. Ele teve uma importância tão grande, que tudo que fizermos em Caxias para celebrar Gonçalves Dias, ainda é pouco”, destacou Joseane Maia, professora.

“A importância de Gonçalves Dias é de grande monta. Não está restrito apenas a Caxias ou ao Maranhão, mas ao Brasil e ao Mundo. Hoje em São Luís, capital do Estado, teve homenagem a Gonçalves Dias; em Aldeias Altas hoje é feriado. A obra de Gonçalves Dias vai se perpetuar. Nós que estamos trabalhando com essa geração, respiramos Gonçalves Dias”, disse Ribamar Martins, técnico da SEDUC.

Crianças, adolescentes e adultos vestiram-se a caráter para um belo recital de poesias, executar performances teatrais e exercitar a sensibilidade artística e cultural na praça que leva o nome do homenageado, no Centro Histórico de Caxias. As apresentações comaçam por volta das 19h, com o grupo “Os Menestréis Gonçalvinos” e participação do cantor caxiense Marechal; a apresentação do violinista clássico Café, de Coelho Neto; Nelson Gaspar, de Coelho Neto em “imbiras & Causos” – contação de histórias; apresentação do coral “Cantus Mandala”, de Coelho Neto, regido pelo Maestro Geraldo Tavares; Gabriel Viera, ex-aluno do CE Gonçalves Dias e o cantor Carloman Rocha. Tiveram ainda a oportunidade de recitar poesias, Ribamar Rodrigues, o gestor escolar e professor Antônio Leal, a estudante Mailane Kimberly e alunos do 5º ano da escola Paulo Marinho, que apresentaram um cordel.

“O grupo que faço parte foi criado para homenagear Gonçalves Dias e é um privilégio está fazendo parte deste momento. É um poeta que escreveu uma bela literatura”, disse Larissa Nascimento, estudante.

“É sempre uma emoção está homenageando uma pessoa tão importante como foi Gonçalves Dias, com belíssimas poesias. Além da emoção é uma grande responsabilidade está aqui recitando uma poesia dele para tanta gente. É um momento maravilhoso para celebrar”, disse Rauena Oliveira, integrante do grupo os Menestréis Gonçalvinos.

“É importante para que as futuras gerações conheçam Gonçalves Dias. É um prazer imenso participar desta festa em que celebramos a obra caxiense de um filho ilustre. Continua sendo uma grande inspiração para os alunos que gostam da poesia e das artes”, disse Marechal, cantor caxiense.

As homenagens a Gonçalves Dias já são realizadas pelo mesmo grupo há mais de 10 anos em Caxias. Este ano, além de performances teatrais, recitais de poesia e contos de causos e histórias, a música ao vivo fez também parte da programação. Estiveram presentes no evento artistas caxienses e da cidade de Coelho Neto. Estudantes de escolas municipais e estaduais, professores e gestores escolares também prestigiaram o evento na data em que se comemorou o Dia Municipal da Cultura, e que Caxias parou para reverenciar o seu filho ilustre. O evento foi realizado pelo Centro de Ensino Gonçalves Dias e o Movimento Cultural Abraçarte Caxias. Além disso, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude e a Academia Caxiense de Letras.

“Quero apenas deixar os meus parabéns a toda a organização pelo belíssimo evento que homenageia o poeta Gonçalves Dias. O evento foi bem organizado, estando a altura do nosso grande poeta”, disse Arthur Quirino, secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Valorizar a nossa cultura é uma obrigação que nós temos e valorizar o principal nome da cultura caxiense, um dos maiores, senão o maior nome da literatura do Brasil que foi Gonçalves Dias é uma obrigação da nossa cidade”, ressaltou Paulinho, vice-prefeito de Caxias.

“A cada ano a gente procura melhorar. Nós estamos aqui para homenagear este ilustre caxiense. Estamos aqui com alunos, ex-alunos, artistas que vieram de outros municípios. Gonçalves Dias está unindo a nossa região aqui. Entendendo da importância da união dos povos, lembramos que Gonçalves Dias se orgulhava de ser o resultado das três raças que compõe o povo brasileiro, o branco, o negro e o índio”, explicou Gilvaldo Quinzeiro, fundador do Abraçarte Caxias e realizador do evento.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , ,