Prefeitura Municipal de Caxias > Notícias > Comunidades rurais de Caxias ganham sistema de abastecimento de água

O sábado (12/08) foi de festa para as 32 famílias dos povoados Porção e Goiabeira, na zona rural de Caxias. Por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias, o prefeito Fábio Gentil realizou o sonho dos moradores de terem água potável na torneira de casa.

As comemorações começaram com uma missa em agradecimento ao padroeiro do povoado Porção, Frei Galvão, e com a benção dos dois sistemas de abastecimento de água, realizada pelo padre Raimundo Rios, pároco de Caxias. Em seguida, houve a solenidade de descerramento da placa de inauguração das obras que contou com a participação dos membros das duas comunidades, familiares e convidados, além de autoridades.

Com cerca de 3.000m de extensão de rede, os dois sistemas contam com a estrutura de poço com um motor de 1,5 cv de potência e 50 m de profundidade, caixa d’água com capacidade para armazenar 10 mil litros, e um inversor de frequência que faz o monitoramento da tensão elétrica, diminuindo e aumentando a vazão da bomba que alimenta o poço.

Para o prefeito Fábio Gentil, essas obras representam qualidade de vida para essas comunidades.

“Trazer água para comunidades que nunca tiveram é dar qualidade de vida para esse povo que agora irá plantar sua semente, seu coentro e cheiro verde. As donas de casa agora vão poder cozinhar com mais conforto e qualidade. O nosso governo está transformando o sonho de mais de 30 anos dessas famílias em realidade”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

As duas obras são os primeiros dois sistemas simplificados instalados. Mais 10 projetos de implantação do sistema de abastecimento de água estão em andamento e irão beneficiar dezenas de famílias, uma preocupação do SAAE em levar saúde para a população da zona rural de Caxias.

“É muito gratificante melhorar a vida dessas famílias que precisavam carregar água na cabeça para suprir as suas necessidades básicas, uma água sem tratamento. Agora, elas vão ter água potável dentro de casa. E o serviço não para com a inauguração da obra, o SAAE vai manter uma equipe para, semanalmente, fazer o monitoramento e controle da qualidade da água nas duas comunidades”, enfatiza  o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira, diretor do SAAE/Caxias.

Para o presidente da Associação dos Moradores do povoado Goiabeira, José Panca, essa obra é de extrema importância para todas as famílias que moram na comunidade.

“Estamos muito felizes em ver essa água que jorra hoje aqui, e quero agradecer a todos do SAAE, desde o diretor a cada um dos trabalhadores que se empenharam nessa obra, a todos que conviveram com a gente durante a construção da obra até o dia de hoje. Obrigada a cada um, hoje eu sinto uma emoção muito grande”, disse José Panca, presidente da Associação dos Moradores do povoado Goiabeira  .

A pequena Denise, de oito anos, moradora do povoado Goiabeira, não perdeu tempo. Quando viu a água jorrando do cavalete do poço chamou as coleguinhas e começou a banhar. A cena chamou a atenção de todos que acompanhavam a inauguração do sistema de abastecimento de água.

É bom demais ter essa água aqui caindo na minha cabeça, é uma grande alegria. Agora, eu e minha família vamos banhar no chuveiro” disse Denise, de oito anos, moradora do povoado Goiabeira.

Para uma das líderes da comunidade Porção, Helene da Conceição, conhecida como Mocinha, a partir desse sábado toda a comunidade vai ter mais conforto e menos sofrimento.

“A gente sofria há anos para pegar água em cacimbão, ou no riacho que fica distante das nossas casas. Agora é só alegria porque era um sonho nosso, a nossa comunidade está em festa, juntamente com a festa do nosso padroeiro, Frei Galvão. Eu pedi muito pra ele pra gente ter água em casa, e ele nos abençoou trazendo o SAAE para fazer essa estrutura pra nossa comunidade” destacou Helene da Conceição,  uma das líderes da comunidade Porção .

 

 

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: